Notícias
IMATERIAL
Banho de São João de Corumbá e Ladário ganha Plano de Salvaguarda
Foto: acervo/Iphan-MS
Reconhecido como patrimônio cultural do Brasil, em 2021, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Banho de São João de Corumbá e Ladário ganhou um Plano de Salvaguarda, documento que apresenta as iniciativas de proteção de maneira estratégica, os objetivos e o planejamento de ações a serem desenvolvidas a curto, médio e longo prazo, para a gestão dos bens registrados como Patrimônio Cultural Imaterial.
Confira o Plano de Salvaguarda do Banho de São João de Corumbá e Ladário
Para a construção do Plano de Salvaguarda do bem cultural, foram realizadas 12 reuniões com parceiros e visitas a detentores. A elaboração foi conduzida pela superintendência do Iphan em Mato Grosso do Sul, por instituições federais, estaduais e municipais, juntamente com a participação ativa dos detentores e organizações não governamentais.
Entre as ações propostas no Plano de Salvaguarda estão a promoção de eventos, encontros e festivais; articulação com secretarias de educação para ações em escolas; oficinas para músicos; e mapeamento de festeiros nas áreas rurais, assentamento e comunidades ribeirinhas. Confira todas as ações propostas clicando aqui.
Mas quem elabora um plano de salvaguarda? Como diagnosticar políticas públicas e ações de salvaguarda? Essas e outras perguntas são respondidas no Manual de Elaboração de Planos de Salvaguarda, publicado pelo Iphan com versões em português e espanhol.
Banho de São João de Corumbá e Ladário
A manifestação congrega o culto a São João Batista e ao orixá Xangô, reunindo uma série de rituais, como procissões, novenas, cortejos e giras em terreiros de candomblé e umbanda , que são conduzidos pelos festeiros – realizadores de festas em homenagem ao santo – nos dias que antecedem a celebração de São João .
Do dia 23 para 24 de junho, as comunidades percorrem as ruas rumo ao rio Paraguai para realizar o ápice da manifestação: as águas se tornam as do rio Jordão, onde, segundo a tradição cristã, João teria batizado seu primo Jesus. Os devotos, assim, realizam uma forma de batismo de São João. Em Corumbá, o banho é realizado no Porto Geral e, em Ladário, no Porto Ladário.
O evento de certificação dos festeiros é uma realização do Iphan, prefeitura de Corumbá e Fundação Cultural e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania e Fundação de Cultura.
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGov | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr