Notícias
PATRIMÔNIO IMATERIAL
3º Encontro de Choro celebra o Patrimônio Cultural Brasileiro em Campo Grande (MS)
O tradicional gênero instrumental brasileiro será celebrado neste sábado, 2 de agosto, em Campo Grande (MS), com a realização do 3º Encontro de Choro do Mato Grosso do Sul. O evento acontece a partir das 12h30, no Escritório Bar Cultural, localizado na Rua Assunção, 365, Vila Morumbi. A ação é realizada pela Confraria do Choro do MS e pelo projeto Oba Brasil, com apoio institucional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A programação reúne nomes consagrados do cenário regional, como Quinteto Virgisanta, Quarteto Samba Choro, Trio Vibrações e Som Que Chora. Em clima festivo e acolhedor, o encontro valoriza a riqueza musical do Choro, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, promovendo o acesso à cultura, o fortalecimento da identidade local e a formação de público.
Segundo o superintendente do Iphan em Mato Grosso do Sul, João Santos, a iniciativa vai além da música. “É uma ótima oportunidade para que a população conheça mais sobre o choro enquanto gênero musical e seu reconhecimento como patrimônio imaterial. A retomada da Confraria do Choro, um espaço de difusão e promoção do patrimônio cultural, amplia ainda mais esse movimento de valorização da cultura, oferecendo um espaço para encontros de chorões e choronas do estado. Isso, por si só, já é uma atividade de salvaguarda de sucesso”, afirma.
João também destaca a expectativa de expansão das ações para outros municípios sul-mato-grossenses: “A gente espera que esse movimento ocorra também em outros municípios, que a Confraria do Choro consiga percorrer outros locais, e que a gente consiga fazer com que esse gênero musical seja cada vez mais popular, formando um público que tenha interesse em descobrir um pouquinho mais sobre esse patrimônio cultural e material brasileiro.”
Choro
Reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil em 2024, o Choro é uma prática musical complexa e diversa, presente em todas as regiões do Brasil e também disseminada internacionalmente, cuja origem remonta ao século XIX, em um contexto de intensas trocas culturais. O gênero surge das transformações criativas promovidas pelas classes populares urbanas a partir de três grandes conjuntos de repertórios, músicas ligadas às diásporas africanas no eixo Brasil-Portugal, danças de salão europeias e gêneros afrodescendentes vindos da América Espanhola e Europa. Ao incorporar instrumentos populares como o cavaquinho e o violão, os músicos brasileiros moldaram um estilo próprio e emotivo, daí a origem do termo “choro”, associado à forma sentimental de se tocar essas músicas.
Serviço:
3º Encontro de Choro do Mato Grosso do Sul
Data: Sábado, 2 de agosto de 2025
Horário: A partir das 12h30
Local: Escritório Bar Cultural – Rua Assunção, 365 – Vila Morumbi – Campo Grande/MS
Couvert artístico: R$ 20,00
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
André Nogueira Brasil - andre.nogueira@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.instagram.com/iphangovbr
www.facebook.com/IphanGov
www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr