Notícias
RECORDE
38ª edição do Prêmio Rodrigo tem o maior número de inscrições da história
Arte: Iphan
Estão encerradas as inscrições para a 38ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade e um recorde histórico foi instaurado. Foram 876 ações inscritas no concurso de 2025, o maior número já registrado na trajetória do prêmio, ultrapassando 320% do total de inscrições em 2024, que foram 274. O marco anterior era de 516 projetos e foi registrado em 2020, quando o processo se tornou virtual.
Com a temática “Patrimônio Cultural, Territórios e Sustentabilidade”, o foco da edição é a valorização do território, em seus contextos urbanos, rurais e/ou periféricos, e a promoção da sustentabilidade social, ambiental e econômica. Com o passar dos anos, os dados das inscrições refletem um panorama diverso e abrangente das iniciativas de proteção do patrimônio cultural no Brasil. Das 876 ações inscritas em 2025:
"Estamos quase em 50/50 entre homens e mulheres, e a autodeclaração LGBTQIAPN+ também cresceu, o que demonstra um avanço contínuo na diversidade das ações inscritas”, apontou Clara Marques.
-
42% são de localidades de baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano);
-
20,7% se identificam como LGBTQIAPN+;
-
48,7% são do sexo feminino e 50,5% masculino; e
-
33,1% se declaram pretos, 32,2% brancos e 27,2% pardos.
Quantos às áreas do patrimônio cultural, 68,2% ações são de patrimônio imaterial, 19,6% são de educação patrimonial, 19,6% são de patrimônio material, 1,8% são de arqueologia e 1,4% de acervos arquivísticos. A região Sudeste registrou o maior número de ações (35,8%), seguida pelo Nordeste (32,1%). Entre os estados, Rio de Janeiro (116), Minas Gerais (93), São Paulo (85), Bahia (70) e Pernambuco (66) se destacaram com o maior volume de inscrições neste ano.
“É gratificante ver o resultado do trabalho que estamos desenvolvendo com o Prêmio Rodrigo e constatar que a nossa prioridade para esse ano, que era incidir em localidades de baixo IDH, funcionou, refletindo um engajamento crescente nesses territórios. Além disso, após o tema da última edição, 'Visibilidade de Gênero na Economia do Patrimônio', notamos um aumento significativo, em comparação a 2023, na representatividade em relação ao gênero dos proponentes. Estamos quase em 50/50 entre homens e mulheres, e a autodeclaração LGBTQIAPN+ também cresceu, o que demonstra um avanço contínuo na diversidade das ações inscritas”, celebrou a coordenadora-geral de Fomento e Economia do Patrimônio do Dafe, Clara Marques.
Com o encerramento das inscrições, o concurso avança para as etapas de avaliação. A primeira fase, de habilitação, já começou nessa segunda-feira (14/07). Uma comissão de 12 servidores do Departamento de Articulação, Fomento e Educação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Dafe/Iphan), incluindo representantes das unidades especiais, do Centro de Documentação do Patrimônio (CDP) e o Centro Lucio Costa irá avaliar a admissibilidade das ações inscritas. As ações consideradas habilitadas serão, em seguida, encaminhadas para a etapa estadual.
A divulgação da relação preliminar das ações habilitadas e classificadas para a etapa estadual está prevista para ocorrer até 29 de julho.
O Prêmio Rodrigo
O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade tem abrangência nacional. O concurso é promovido pelo Iphan desde 1987 e reconhece iniciativas de valorização e preservação do Patrimônio Cultural do Brasil.
O nome do prêmio é uma homenagem ao advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade, nascido em 1898, em Belo Horizonte (MG). Entre 1934 e 1945, período em que Gustavo Capanema era ministro da Educação, Rodrigo integrou o grupo formado por intelectuais e artistas herdeiros dos ideais da Semana de 1922, quando se tornou o maior responsável pela consolidação jurídica do tema Patrimônio Cultural no Brasil. Em 1937 esteve à frente da criação do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan), atual Iphan, o qual presidiu por 30 anos.
Mais informações na página do Prêmio Rodrigo.
Mais informações
Assessoria de comunicação - comunicacao@iphan.gov.br
Amanda Gil - amanda.gil@iphan.gov.br
Dúvidas - premiorodrigo@iphan.gov.br
www.gov.br/iphan
www.facebook.com/Iphangov
www.x.com/IphanGovBr
www.instagram.com/iphangovbr
www.youtube.com/IphanGovBr