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      • Visita Preparatória para Educadores acontecerá dia 31 de julho
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Perguntas Frequentes - Sistema Nacional do Patrimônio Cultural (SNPC)

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Publicado em 10/02/2025 16h24 Atualizado em 10/02/2025 16h28
    • O que é o Sistema Nacional de Patrimônio Cultural?

      O Sistema Nacional de Patrimônio Cultural (SNPC) é uma rede de colaboração e cooperação dos entes federados (municípios, estados, o Distrito Federal e a União) entre si e com as organizações da sociedade civil (associações, ONGs, fóruns, coletivos etc.). A rede do SNPC é constituída por meio de adesão voluntária e de modelos de pactuação e é voltada para a gestão conjunta das políticas públicas setoriais de patrimônio cultural no âmbito do Sistema Nacional de Cultura (SNC).

    • Qual é o objetivo do Sistema Nacional de Patrimônio Cultural?

      O objetivo do Sistema Nacional de Patrimônio Cultural é articular entes federativos e organizações representativas da sociedade para implementação da política e de programas de patrimônio cultural de forma transversal, diversa e colaborativa, visando os seguintes resultados:

      1. Fortalecer a integração da política setorial de patrimônio cultural ao Sistema Nacional de Cultura.
      2. Desenvolver capacidades institucionais e administrativas para estruturação de políticas para patrimônio por meio da gestão compartilhada dos patrimônios culturais.
      3. Fomentar políticas de preservação para patrimônio cultural.
    • Quais são os antecedentes do SNPC?

      A ideia de haver um Sistema Nacional de Cultura (SNC) foi discutida entre o final da década de 1960 e início da de 1970, na Primeira Reunião Nacional dos Conselhos de Cultura (1968) e no Encontro de Secretários de Cultura (1976). Com a redemocratização, a Constituição de 1988 determinou que é função do Estado a proteção do patrimônio cultural, em seu art. 24, e garantir aos cidadãos brasileiros o pleno exercício dos direitos culturais, assegurando o acesso às fontes da cultura nacional, em seu art. 215. Em 2005, a Emenda Constitucional nº 48 instituiu o Plano Nacional de Cultura (PNC) e, em 2012, a Emenda Constitucional nº 71, o SNC. Concomitantemente, o IPHAN agiu, entre 2007 e 2011, para a criação do SNPC, ocorrendo, em 2009, o Fórum Nacional de Patrimônio Cultural em conjunto com órgãos de preservação de diferentes municípios.

    • Como o atual SNPC está estruturado e onde ele se insere?

      Após a instituição do Sistema Nacional de Cultura (SNC) pela Emenda Constitucional nº 71, em 2012, foram definidos diferentes elementos constitutivos chamados de componentes. Cada componente do SNC cumpre uma função e, juntos, possibilitam o funcionamento adequado do sistema, de forma integrada. Atualmente o SNC é composto por dez componentes de naturezas específicas próprias e que podem ter seus próprios componentes internos, chamados de subsistemas.

      Assim, seguindo a Constituição de 1988, o SNPC é um dos três componentes setoriais do Sistema Nacional de Cultura, sendo os outros dois o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e o Sistema Brasileiro de Museus (SBM). Atualmente, objetivando alcançar a quinta meta do PNC, o IPHAN trabalha na institucionalização do SNPC no âmbito do próprio instituto e em conjunto com os entes federativos associados ao Sistema Nacional de Cultura.

    • Quais são os atores que compõem a estrutura do SNPC?
      1. Conselhos no âmbito dos Estados, Distrito Federal e Municípios, com atribuições específicas relativas ao campo do patrimônio e dos bens culturais, a exemplo de conselhos estaduais de cultura ou de patrimônio cultural, câmaras técnicas, câmaras setoriais, colegiados, entre outras instâncias consultivas e/ou deliberativas ligadas aos processos de gestão da preservação e salvaguarda do patrimônio cultural;
      2. Órgãos e instituições integrantes da administração pública, direta ou indireta, das esferas federal, estadual, distrital e municipal, além de instituições regionais ou metropolitanas que desempenhem funções complementares ou afins relacionadas ao patrimônio cultural.
      3. Fóruns, associações, coletivos e demais agremiações representativas de detentores do patrimônio cultural, e ainda associações, conselhos profissionais e outras entidades privadas que desempenhem atividades no campo do patrimônio cultural, todos na condição de agentes promotores das ações no âmbito do SNPC.
    • Quais são os princípios que guiam a estruturação do SNPC?
      1. Estabelecimento de cooperação e de regime de colaboração entre os entes federativos, resguardada a autonomia de cada um deles;
         
      2. Cooperação e complementaridade nos papéis dos agentes públicos e privados atuantes na área cultural;
         
      3. Integração, interação e transversalidade das políticas, dos programas, dos projetos e das ações desenvolvidas na área do patrimônio cultural;
         
      4. Integração e transversalidade das políticas de patrimônio cultural nos níveis federal, estaduais, do Distrito Federal e municipais, bem como das demais políticas setoriais;
         
      5. Interação com os demais sistemas nacionais e políticas setoriais do governo federal no planejamento de ações que tenham interface com a política cultural;
         
      6. Democratização, descentralização, controle social e transparência dos procedimentos decisórios;
         
      7. Pautar-se na diversidade de territórios - municipais, estaduais, distritais, regionais (rede de cidades), supramunicipal (consórcios) - que deverão estar adaptados técnica e institucionalmente para apoiar a implementação de políticas públicas, conforme suas especificidades e atendendo ao SNC;
         
      8. Priorizar processos decisórios participativos em todos os níveis de gestão, com garantia de efetiva participação e acessibilidade aos diferentes grupos e representações sociais.
    • Quais são as diretrizes que guiam a atuação do SNPC?
      1. Integração de dados para gestão territorial dos bens, das ações e da política;
      2. Atuação com diversos níveis de maturidade dos entes federativos, considerando-se sua pontuação numa escala de maturidade institucional;
      3. Desenvolvimento de capacidades técnicas para órgãos públicos e seus funcionários, bem como para agentes privados associados ao SNPC;
      4. Promoção e fortalecimento da assistência técnica do IPHAN para outros órgãos, de outros órgãos para o IPHAN, e entre os diferentes órgãos associados ao SNPC;
      5. Incentivo à implementação dos diversos institutos jurídicos que regulamentam a política de patrimônio cultural;
      6. Formulação de metodologias de caráter participativo e a democratização do conhecimento;
      7. Sempre disponibilizar dados relativos ao SNPC para consulta livre e em diferentes formatos.
    • O que são e quais são os principais instrumentos de gestão do SNPC?

      Os instrumentos de gestão do SNPC são ferramentas de planejamento para orientar as ações da política nacional de patrimônio de natureza técnica, financeira e de desenvolvimento de capacidades. São eles: 

      1. Observatório do SNPC – ferramenta de monitoramento;
      2. Instrumentos de Pactuação - compreendendo dispositivos técnicos, legais e normativos que os entes que aderirem ao SNPC devem adotar internamente;
      3. Sistemas de Financiamento à Cultura e Fundo Nacional do Patrimônio Cultural - principais fundos.
    • Quais serão as condições institucionais para a gestão compartilhada do patrimônio cultural?

      As condições serão baseadas em eixos que devem ser seguidos pelos entes federativos que aderirem ao SNPC. Compõem o eixo: 

      1. A Articulação: baseadas na colaboração entre os entes federativos e os agentes privados que aderirem ao SNPC, a articulação deverá sempre convergir para a adoção de medidas semelhantes a fim de, a um só tempo, ensejar a institucionalização das medidas necessárias do SNPC e criar um mecanismo possível de avaliação comparativa entre os entes e do ente em sua progressão no decorrer do tempo. A articulação visa o alinhamento de decisões sobre as políticas públicas a serem adotadas, isto é, visa a padronização institucional mínima, admitindo ações adicionais que respondam às necessidades específicas do ente em questão.
      2. O Monitoramento: avaliação cíclica, descritiva e quantitativa, obedecendo a uma escala que medirá avanços na formalização e institucionalização do SNPC para cada ente federativo que participar. O ente federativo deverá submeter informações requeridas ao Observatório do SNPC. O Observatório será o principal mecanismo de monitoramento das atividades e da institucionalidade do sistema. O Observatório disponibilizará informações a partir de uma plataforma digital que propiciará a leitura territorializada de agentes, organizações, ações, bens culturais, marcos legais e estrutura que compõem os sistemas dos entes federativos e as redes estabelecidas para a preservação do patrimônio cultural.
      3. O desenvolvimento de capacidades: apresentação de resultados com desenvolvimento de competências institucionais por parte dos entes federativos, a serem avaliadas com base em indicadores. Para o desenvolvimento das competências que qualificam a atuação dos entes federativos poderão ser realizados programas e projetos de formação e assistência técnica, em cooperação com outros entes.
      4. O Fomento: se dará por meio das seguintes fontes:
        1. Recursos públicos orçamentários;
        2. Fundo Nacional do Patrimônio Cultural (PL 1868/2021 - em tramitação);
        3. Sistema de Financiamento à Cultura (Lei nº 11453/2023);
        4. Programa Nacional de Apoio à Cultura – Pronac (Lei nº 8.313/1991);
        5. Política Nacional de Cultura Viva (Lei nº 13.018/2014);
        6. Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Lei nº 14.399/2022);
        7. Políticas públicas culturais formuladas pelos órgãos e pelas entidades do Sistema Nacional de Cultura;
        8. Fundo de Defesa de Direitos Difusos – FDD (Lei nº 7.347/1985).
    • A adesão ao SNPC é obrigatória?

      A adesão ao SNPC não é obrigatória e, por hora, a adesão dos entes federativos ao sistema não está regulamentada.

      Contudo, os entes federativos que já aderiram ao Sistema Nacional de Cultura, e já implementaram os componentes básicos de estruturação do SNC podem formalizar instrumentos de pactuação específicos para a implementação do SNPC.

      É altamente recomendável que haja a adesão, para que o SNPC seja devidamente estruturado em todos os níveis federativos, promovendo políticas públicas conjuntas e devidamente articuladas, bem como trocas de informação entre os agentes públicos e privados.

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      • 70 anos da Carta do Folclore Brasileiro: chamamento público de artigos
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      • Prêmio Sílvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular
      • CNFCP realiza mostra “Sala do Artista Popular: aqui tem patrimônio”
      • Museu de Folclore Edison Carneiro apresenta a exposição de longa duração "Os objetos e suas narrativas"
      • Publicações do CNFCP para doação
      • Visita Preparatória para Educadores
      • Visitas Conversadas
      • Celebrar o Agora: 65 anos do CNFCP e 40 anos da SAP
      • Ver a Rua, Ser a Cidade - Roteiro de Arte Urbana com Airá OCrespo e Roteiros Geográficos do Rio
      • Oficina Artística com Recicláveis
      • Exposição SAP "Mundos Oníricos: Família Antônio de Dedé"
      • Oficinas artísticas com o artista Willi de Carvalho
      • Inscrições abertas para o Concurso Sílvio Romero de Monografias 2023
      • Programa incentiva pesquisa no Acervo do CNFCP
      • Parcerias do CNFCP/IPHAN com Universidades promovem a cultura popular
      • Oficina do Bebê Abayomi
      • Roteiro de Arte Urbana: nova edição na Primavera de Museus
      • Mostra sobre bonecas de Sergipe vai até 12 de novembro
      • Um Dedo de Prosa: Saberes e fazeres quilombolas do Maciço da Pedra Branca
      • A Sala do Artista Popular faz exposição sobre Quilombos da Zona Oeste carioca
      • Prêmio Silvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular 2023
      • Oficina do Bebê Abayomi
      • Chamada Pública
      • Aviso sobre fechamento de espaços de exposição
      • Mundo Ment
      • Roteiro de Arte Urbana: 3ª edição no Mês do Grafite
      • RUADENTRO - Ocupação de Graffiti na Sala do Artista Popular
      • Sala do Artista Popular recebe arte indígena Baniwa
      • Os sinos da liberdade sobre as cidades da escravidão - Curso Livre
      • Um Dedo de Prosa: o Graffiti e os Museus
      • CNFCP promove Visita Preparatória para Educadores
      • Lançamento on-line do filme Choro
      • CNFCP e Quilombo Ferreira Diniz realizam Cinema no quilombo
      • Contação de histórias Baniwa no CNFCP
      • Visitas conversadas na Semana Nacional de Museus
      • Oficina do Bebê Abayomi acontece no CNFCP
      • A arte da cerâmica Xakriabá é a nova exposição SAP
      • Roteiro de Arte Urbana “Ver a Rua, Ser a Cidade" comemora Semana Mundial do Meio Ambiente
      • Ingresso roteiro de arte urbana
      • Cooperação técnica-científica entre CNFCP/Iphan e Nugep/Unirio
      • Curso Acondicionamento para Arquivos Fotográficos
      • Nova Visita Preparatória para Educadores no dia 19 de junho
      • Abertas as inscrições para o Concurso Sílvio Romero 2024
      • Exposição “Nóis morre, as coisa fica”: artes populares no Brasil celebra 40 anos da SAP
      • Inscrições abertas para o Prêmio Mário de Andrade
      • Um Dedo de Prosa com os vencedores do Prêmio Sílvio Romero 2023
      • O Concurso Sílvio Romero faz homenagem a Mestra Noemisa
      • Prêmio Mário de Andrade de Fotografias Etnográficas
      • Concurso Silvio Romero - histórico
      • Visita Preparatória para Educadores acontecerá dia 31 de julho
      • CNFCP promove Roda de Conversa Patrimonialização de acervos: perspectivas contemporâneas
      • CNFCP prorroga inscrições para seleção de bolsistas
      • CNFCP promove o Encontro Na Gira do Tempo, evento que celebra seus 65 anos
      • A Sala do Artista Popular apresenta Aberaldo e o rio: esculturas da Ilha do Ferro
      • Concursos do CNFCP têm número recorde de inscritos
      • Na Gira do Tempo tem Mercado Brasil de Artesanato Tradicional
      • Exposição de fotografias etnográficas abre o Encontro Na Gira do Tempo
      • Encontro Na Gira do Tempo movimenta o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular em grande celebração
      • Nova Visita Preparatória para Educadoras e Educadores está marcada para 25/09
      • Notícia
      • Roteiro de Arte Urbana integra a Primavera dos Museus 2024
      • CNFCP promove Encontro de Educação, Folclore e Culturas Populares
      • Exposição da Sala do Artista Popular traz Mulheres na Xilogravura
      • Exposição de fotografias etnográficas ocupa a Galeria do 3o. andar do CFNCP
      • CNFCP divulga novo cronograma da seleção de bolsistas para o Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento Técnico e Científico
      • Prêmio Mário de Andrade: novo cronograma
      • Seleção de bolsistas para o Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento Técnico e Científico: resultado final
      • Matrizes Tradicionais do Forró no estado do Rio de Janeiro são tema de encontros virtuais
      • Fechamento temporário do CNFCP
      • Oficina do Bebê Abayomi tem nova data
      • Centro Nacional de Folclore realiza Oficina de Capoeira Angola para Crianças
      • Divulgado o Resultado Preliminar do Concurso Sílvio Romero
      • Última SAP do ano reúne peças do Mercado Brasil de Artesanato Tradicional
      • Mapeamento das Matrizes Tradicionais do Forró no RJ é tema de encontro em Aldeia Velha (RJ)
      • Espaços de visitação fechados por falta de água
      • Divulgado o resultado final do Concurso Sílvio Romero 2024
      • Divulgado o Resultado Preliminar do Prêmio Mário de Andrade 2024
      • Centro Nacional de Folclore realiza Visita Conversada à exposição “Nóis morre, as coisa fica”
      • Mapeamento das Matrizes do Forró no Rio de Janeiro tem novo encontro virtual
      • Resultado Final do Prêmio Mário de Andrade 2024 é divulgado
      • Prorrogado o prazo de inscrições para o Concurso Sílvio Romero
      • Encontro do Mapeamento das Matrizes do Forró debate os Festivais
      • Centro Nacional de Folclore inaugura primeira exposição de 2025
      • Centro Nacional de Folclore realiza a primeira Visita Preparatória de 2025
      • O Mapeamento das Matrizes Tradicionais do Forró do Rio de Janeiro abre alas para o carnaval
      • Mapeamento das Matrizes Tradicionais do Forró no Estado do Rio de Janeiro: nova edição dos encontros virtuais debate presença feminina nos forrós
      • Visita Preparatória para Educadoras e Educadores: edição de abril
      • Bonecas que contam histórias Saberes das mulheres do Quilombo São José da Serra
      • Visita Preparatória apresenta conteúdos de ensino sobre folclore e cultura popular
      • Oficina de bonecas com artesãs do Quilombo São José da Serra - AVISO DE ADIAMENTO
      • Arquivo
      • Concurso Sílvio Romero de Monografias 2025: inscrições até domingo, 27 de julho
      • Exposição apresenta panorama da etnia Maxakali na Sala do Artista Popular/CNFCP
      • Exposição Maxakali e pré-estreia de filme emocionam público no CNFCP/Iphan
      • CNFCP realiza nova edição da Visita Preparatória para Educadoras e Educadores
      • exposição de longa duração Os objetos e suas narrativas
      • Visita conversada na exposição “Os objetos e suas narrativas” convida público a novas leituras da cultura popular com o João Carlos Artigos
      • Divulgada lista de inscrições homologadas no Concurso Sílvio Romero de Monografias 2025
      • Oficina de Bonecas de Palha de Milho e Bucha Vegetal ganha nova data e integra celebração do Dia do Patrimônio
      • Visita conversada com João Carlos Artigos celebra o Mês do Patrimônio no CNFCP
      • Visita conversada com Adiel Luna abre programação do Mês do Patrimônio no CNFCP
      • CNFCP promove edição de agosto da Visita Preparatória para Educadoras e Educadores
      • Encontro em Paraty reúne forrozeiros e forrozeiras da Costa Verde no dia 25 de agosto
      • Roda de conversa discute arquivos, territórios e direito à memória
      • CNFCP anuncia edição de setembro da Visita Preparatória para Educadoras e Educadores
      • Biblioteca Amadeu Amaral reabre com lançamento de livro e espetáculo
      • Oficina “Abayomi com Seis Nós” será realizada no CNFCP no dia 20 de setembro
      • Roteiro de Arte Urbana: "Ver a Rua, Ser a Cidade" volta em nova edição
      • Exposição apresenta fotografias vencedoras do Prêmio Mário de Andrade de Fotografias Etnográficas 2024
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