Notícias
Vigilância em Saúde
Em Alagoas, CNS participa de 1º Seminário Estadual para o Fortalecimento da Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS)
Foto: Divulgação CNS
O Conselho Nacional de Saúde (CNS) participou, nos dias 15 e 16 de outubro de 2025, do 1º Seminário Estadual para o Fortalecimento da Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS), em Maceió (AL). A agenda tem por objetivo incentivar que cada Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Alagoas crie a sua Comissão Intersetorial de Vigilância em Saúde (Civs), como estratégia para ampliar a transparência, equidade e eficiência do Sistema Único de Saúde (SUS).
O evento foi promovido pelo Conselho Estadual de Saúde de Alagoas (CES/AL) e a Civs do CNS contribuiu com o diálogo sobre os avanços e desafios da vigilância em saúde no país. O seminário também contou com a participação dos Conselhos Municipais de Saúde alagoanos, encontro que oportunizou um espaço de orientação aos municípios quanto à criação das CIVSs municipais.
A iniciativa é um importante passo para o aprimoramento das políticas públicas de vigilância em saúde no Estado de Alagoas e para o fortalecimento do diálogo entre Conselhos e Secretarias Municipais de Saúde dos municípios. Os participantes avaliam que a experiência de Alagoas pode inspirar outros estados a realizarem ações de fortalecimento da vigilância em saúde nos seus territórios.
Além de membros da Civs/CNS, também estiveram presentes membros da Civs do Conselho Estadual de Saúde de Alagoas, equipe da Vigilância em Saúde (Cievs) da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), presidentes e secretários(as) executivos(as) dos Conselhos Municipais de Saúde (CMS) de Alagoas, equipe técnica do CES/AL e convidados.
Hugo Aurélio
Conselho Nacional de Saúde