Notícias
Saúde da Mulher
CNS participa do Fórum de Mulheres na Saúde e reforça importância da participação social nas políticas de gênero no SUS
A presidenta do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernanda Magano, participou do Fórum de Mulheres na Saúde, realizado no dia 28 de outubro, na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), em Brasília (DF).
Coordenado pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério das Mulheres, o Fórum de Mulheres tem caráter consultivo e propositivo, onde são debatidos temas relacionados à saúde das mulheres, como saúde sexual e reprodutiva, atenção ao parto e pós-parto, menopausa, saúde menstrual, violência de gênero, saúde mental e prevenção do câncer.
Em sua fala, Fernanda Magano, reforçou que a participação social organizada, historicamente um dos pilares do CNS, é essencial para que as políticas de saúde das mulheres sejam desenvolvidas com base nas necessidades reais das pessoas usuárias e das trabalhadoras da saúde. Ela destacou que “é preciso escutar as mulheres que cuidam no SUS, que atuam nas unidades, que se dedicam diariamente. Somente assim, avançaremos em equidade de género e justiça na saúde”.

- Foto: Ministério da Saúde
Na abertura do evento, o ministro Alexandre Padilha e a ministra Márcia Lopes destacaram que o Fórum ocorre em um momento estratégico: segundo dados apresentados, as mulheres representam cerca de 65% dos profissionais de saúde no país e aproximadamente 75% da força de trabalho do SUS, mais de 2 milhões de trabalhadoras.

- Foto: Ministério da Saúde
Segundo o Ministério da Saúde, o lançamento do Fórum integra um conjunto de ações do Governo Federal para promoção dos direitos das mulheres e ampliação do acesso à saúde, incluindo o Programa Dignidade Menstrual, criado em 2024, que já beneficia 3,7 milhões de mulheres e meninas com a distribuição gratuita de 392 milhões de absorventes, em um investimento superior a R$ 195 milhões. Outras políticas estratégicas incluem a Rede Alyne, que destina R$ 1,2 bilhão à atenção materna e infantil, e as Salas Lilás, voltadas ao acolhimento de mulheres vítimas de violência.
O Fórum de Mulheres na Saúde marca uma nova frente de diálogo entre governo e sociedade civil, com a participação do CNS como entidade de controle social e instância mobilizadora. A expectativa é que a próxima reunião do Fórum ocorra em janeiro de 2026, conforme informado pela organização do evento. O lançamento do Fórum pode ser assistido no canal do Ministério da Saúde no youtube
Cris Cirino
Conselho Nacional de Saúde