Notícias
5ª CNSTT
Conferências livres levam diretrizes e propostas à etapa nacional da 5ª CNSTT
Foto: ASCOM - CNS
As conferências livres são instrumentos essenciais de participação social em saúde, fortalecendo a democracia e ampliando as vozes dos territórios na formulação de políticas públicas que impactam diretamente o Sistema Único de Saúde (SUS). Representando um espaço fundamental para o diálogo, elas permitem que demandas locais se transformem em diretrizes e propostas concretas para a construção de um SUS mais inclusivo, universal e equânime. É com esse objetivo que estão sendo realizadas em todas as regiões do país, conferências livres preparatórias à 5ª Conferência Nacional de Saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras (5ª CNSTT).
Com o intuito de fortalecer a mobilização e facilitar a organização das Conferências Livres, o Conselho Nacional de Saúde (CNS), por meio da Comissão Organizadora da 5ª CNSTT, disponibilizou um conjunto de orientações que reúne uma série perguntas e respostas, além de um passo a passo detalhado com os procedimentos e prazos necessários para a realização dessas conferências livres, que podem ser realizadas até o dia 30 de abril e devem ser comunicadas ao CNS com pelo menos 15 dias de antecedência, por meio deste formulário, em relação à data programada para sua realização.
Com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano", a etapa nacional da 5ª CNSTT será realizada de 18 a 21 de agosto de 2025.
Confira passo a passo para a realização das conferências livres e acesse também as informações sobre as orientações sobre realização de conferências livres.
1. Informar sobre a organização da Conferência Livre Nacional
-
Leia o Documento Orientador, Regimento e Diretrizes Metodológicas da 5ª CNSTT.
-
Inclua informações como: responsáveis pela organização, data, local, formato (presencial, virtual ou híbrido), título e objetivo geral da conferência.
2. Solicitar a integração da Conferência na Etapa Nacional
-
Após realizar a Conferência Livre Nacional, preencha e envie o Formulário 2 em até 15 dias.
-
Informe dados como: título, objetivo geral, eixos temáticos debatidos, formato, local, público-alvo, número de participantes, materiais de divulgação, registros fotográficos e documento síntese dos debates
3. Informar sobre a delegação eleita
-
Envie, em até 15 dias, as informações sobre os delegados eleitos, como número de titulares e suplentes, nomes completos e segmentos representados.
4. Encaminhar diretrizes e propostas aprovadas
-
Envie as diretrizes e propostas aprovadas à Comissão de Relatoria da 5ª CNSTT, até 15 dias após a conferência, via sistema informatizado (a ser divulgado).
-
Respeite os limites: 1 diretriz por eixo temático e até 3 propostas por diretriz.
5. Cadastrar os delegados eleitos
-
Cada delegado eleito deve preencher a ficha de cadastro em um link que será disponibilizado futuramente.
-
Essa etapa é fundamental para a organização logística e a comunicação com os participantes.
Elis Cordeiro
Ascom CNS