Notícias
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
ARCTEL promove diálogo entre países lusófonos em Genebra e reforça cooperação pela igualdade de gênero nas comunicações
No dia 9 de julho, foi realizada, em Genebra, uma reunião entre os membros da Associação de Reguladores de Comunicações e Telecomunicações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (ARCTEL) presentes no WSIS+20 (evento de alto nível da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação – World Summit on the Information Society) e no AI for Good (evento global da União Internacional de Telecomunicações sobre inteligência artificial para o bem), com o objetivo de promover o diálogo institucional, alinhar ações em curso no âmbito da Associação e fortalecer os laços de cooperação entre os países lusófonos.
Participaram do encontro a presidente Leonilde Santos (ARME – Agência Reguladora Multissetorial da Economia, de Cabo Verde, atual presidente da ARCTEL), as presidentes Helena Fernandes (INCM – Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique) e Sandra Maximiano (Anacom – Autoridade Nacional de Comunicações, de Portugal), o conselheiro diretor Alexandre Freire (Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel), além de outros integrantes das respectivas delegações.
A presidente Leonilde Santos iniciou a reunião agradecendo à Anatel pela disponibilidade em oferecer uma nova formação voltada ao fortalecimento de lideranças femininas no setor de comunicações, no âmbito da ARCTEL. Em seguida, o conselheiro Alexandre Freire apresentou os antecedentes da iniciativa, explicando que a proposta surgiu a partir de reflexões internas na Anatel e do êxito de formações anteriores oferecidas aos membros da ARCTEL, em parceria com a UnB – Universidade de Brasília. Destacou-se ainda o cuidado com a composição do corpo docente, que será majoritariamente feminino, em coerência com o objetivo do programa.
As presidentes das demais instituições também partilharam experiências sobre as iniciativas em curso em suas entidades nas áreas de igualdade de gênero e promoção de lideranças femininas.
Nesse contexto, o conselheiro Alexandre Freire aproveitou para destacar o perfil técnico, acessível e comprometido do atual presidente da Anatel, Carlos Baigorri, e comentou que, considerando esses atributos, ele seria um representante estratégico e altamente qualificado para os países lusófonos no mais alto nível da UIT – União Internacional de Telecomunicações, na qualidade de futuro secretário-geral adjunto, cargo ao qual apresentará candidatura.
A reunião, que durou cerca de uma hora, reforçou o espírito de cooperação e alinhamento institucional da ARCTEL. A presidente Leonilde reiterou a importância de encontros regulares com os membros, mesmo fora do âmbito da Direção e da Assembleia Geral, e encorajou todos os países a manterem uma participação ativa e contributiva na vida da Associação.