Notícias
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Anatel recebe reunião internacional sobre governança e inclusão digital no mundo lusófono em Manaus
Na próxima terça-feira, dia 19/08, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), receberá, em Manaus (AM), representantes dos países membros da Associação dos Reguladores de Comunicações e Telecomunicações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (ARCTEL-CPLP) — Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste — para participar da Reunião de Intercâmbio das Autoridades de Comunicação de Língua Portuguesa – RIA 2025.
O encontro terá como tema “Governança e inclusão digital no mundo lusófono: desafios e oportunidades em ESG e Telecom” e contará com a presença do presidente da Anatel, Carlos Baigorri, que fará a abertura do evento, e do conselheiro da Agência, Alexandre Freire, responsável pela palestra “A Visão Global de Desenvolvimento Sustentável e Telecomunicações”.
A programação inclui sessões de debates sobre:
• Conexão com a COP 30;
• Governança na Regulação das Telecomunicações;
• Inclusão Digital na Prática: Casos de Sucesso e Desafios Regulatórios;
• Sustentabilidade Ambiental no Setor de Telecomunicações, incluindo mitigação das vulnerabilidades a eventos climáticos extremos e o Selo ESG.
O objetivo do evento é discutir a regulação dos serviços de telecomunicações à luz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030; explorar os desafios para garantir cidadania no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs); e identificar estratégias e boas práticas a partir de diálogos institucionais.
Sobre a ARCTEL-CPLP
A participação da Anatel na Associação dos Reguladores de Comunicações e Telecomunicações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (ARCTEL-CPLP) tem origem no compromisso assumido pelo governo brasileiro, em 1996, com a criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Na época, a entidade reunia Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Posteriormente, foram integrados Timor-Leste (2002) e Guiné Equatorial (2014).
A ARCTEL-CPLP tem como um de seus pilares a cooperação entre os países membros, reforçando laços de solidariedade e colaboração e promovendo iniciativas para o desenvolvimento econômico e social de seus povos.
A Anatel entende a ARCTEL como um foro importante para trocas e cooperação entre os países lusófonos, atuando em grande proximidade na Associação. A Agência está atualmente na Direção da Associação exercendo o papel de primeiro Vogal na Direção.