Notícias
CONECTANDO VIDAS
Anatel realiza premiação do 2º Concurso de Fotos e Vídeos
Josué Castilho dos Santos e Lucas Kenji Camargo Tarora foram os grandes vencedores do 2º Concurso de Fotos e Vídeos promovido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que reconhece talentos e olhares únicos sobre tecnologia, conectividade e experiências digitais. A solenidade de premiação foi realizada na última quarta-feira (9/4), durante o evento Mundo Digital: Conectando Vidas.
De acordo com a superintendente de Relações com Consumidores da Anatel, Cristiana Camarate, os participantes do concurso trouxeram um olhar riquíssimo, que motiva a Agência a continuar sua missão de conectar vidas.
Josué conquistou o primeiro lugar na categoria Foto; Lucas, na categoria Vídeo. Ana Carolina Costa dos Santos Oliveira e Luciano Alexandre Pinto ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, na categoria Foto. Todos receberam certificados e prêmios em dinheiro, que totalizaram R$ 12 mil. A Anatel contou com a parceria da Conexis, Abrint e Telcomp na realização do concurso.
1º lugar – Foto
Josué Castilho dos Santos, caboclo marajoara da comunidade ribeirinha Vila do Cocal, no Marajó, retratou em sua fotografia a importância da identidade ribeirinha e sua visibilidade. Ressalta: “Na fotografia, eu pensei nos olhos dos marajoaras que se perderam nessa correnteza de invisibilidade.” Ele enfatiza o papel da ancestralidade e como o acesso à tecnologia pode dar visibilidade à sua luta e à sua voz: “Diante da tecnologia, a nossa identidade ribeirinha, cabocla, marajoara não se apaga — pelo contrário, ela ecoa.”
2º lugar – Foto
Ana Carolina Costa dos Santos Oliveira, nascida em Manaus e atualmente residente no estado de São Paulo, trouxe em sua fotografia a importância de refletirmos sobre Lábrea, município que lidera o ranking de maior área desmatada na Amazônia. Para Ana, a tecnologia é uma aliada da população na denúncia: “A gente só conseguiu mostrar essa realidade através do celular. Não teria como fazer essa comunicação sem a tecnologia.”
3º lugar – Foto
Luciano Alexandre Pinto, morador de São José do Alegre, município de Minas Gerais, registrou em sua fotografia um momento de conexão entre a mãe de uma de suas alunas e a netinha, revelando um contexto de simplicidade. “Se não houver exagero, e as pessoas conseguirem parar um pouco para ver a vida real, a tecnologia se torna importante para gerar conexões”, destaca Luciano.
1º lugar – Vídeo
Lucas Kenji Camargo Tarora, morador do estado de São Paulo, mostrou em seu vídeo a acessibilidade no mundo digital, apesar das limitações da vida real. Isso se evidencia na narrativa de um jovem cadeirante que conquista liberdade por meio da tecnologia. Segundo ele, a tecnologia pode afetar tanto positiva quanto negativamente: “Ela favorece a proximidade, porém é necessário ter essa conexão na realidade.” Lucas reforça como a tecnologia tem impactado sua rotina: “Na minha família, minha mãe só tem uma conexão com os netos através da tecnologia.
Veja as fotos vencedoras.
Confira o vídeo vencedor.