Notícias
BIOECONOMIA
MMA realiza diálogos regionais do PNDBio em São Paulo e Florianópolis
Encontro em Florianópolis foi realizado no dia 30 de setembro - Foto: Cebds
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) realizou o segundo e o terceiro encontros dos diálogos regionais para discutir o Plano Nacional de Desenvolvimento da Bioeconomia (PNDBio) em São Paulo (SP) e Florianópolis (SC), nos dias 26 e 30 de setembro, respectivamente. As agendas reuniram representantes do setor empresarial, sistemas de ciência, tecnologia e inovação, universidades, centros de pesquisa, governos locais e sociedade civil para qualificar contribuições à consulta pública do PNDBio, aberta até 4 de outubro, e alinhar prioridades regionais às metas nacionais.
A secretária nacional de Bioeconomia do MMA, Carina Pimenta, reforçou que o objetivo é construir novas economias inclusivas e competitivas dentro de um novo paradigma de produção sustentável e conservação e regeneração dos ecossistemas.
Segundo ela, são inclusivas porque valorizam territórios e ampliam oportunidades para agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais, empreendedores e trabalhadoras. E competitivas porque conectam ciência, inovação e bioindústria para ganhar escala, reduzir custos e posicionar o Brasil nas cadeias globais com produtos de alto desempenho e baixa pegada ambiental.
"Os diálogos de São Paulo e Florianópolis mostram que quando o conhecimento local encontra política pública e financiamento, a transformação acelera. O PNDBio organiza esse caminho com regras claras, metas mensuráveis e governança participativa", explica Carina.

- Em São Paulo, o debate ocorreu no dia 26 de setembro - Foto: Cebds
Em ambos os encontros, o MMA apresentou a Estratégia Nacional de Bioeconomia e a Comissão Nacional de Bioeconomia (CNBio), além de detalhar a arquitetura do PNDBio, estruturada em políticas orientadas por missões. Os participantes também conheceram o roteiro de construção do plano e a forma como as contribuições da consulta pública serão incorporadas a metas, indicadores e instrumentos de implementação.
Na etapa participativa, os grupos de trabalho discutiram, com facilitação e questões-guia, ajustes e ênfases locais nas missões atualmente em consulta. Os debates trataram de condições habilitadoras, como regulação, instrumentos financeiros, compras públicas, capacitação e infraestrutura tecnológica, além de métricas de impacto relacionadas a emprego, renda, inovação e redução de impactos socioambientais. O objetivo foi buscar aderência às diferentes realidades produtivas do Sul e Sudeste do país.
Os insumos coletados em São Paulo e Florianópolis serão sistematizados e encaminhados à Comissão Nacional de Bioeconomia como contribuições técnicas para o aperfeiçoamento das missões, ações e indicadores do PNDBio. O ciclo de diálogos regionais segue em curso e tem como próximo destino Manaus, nesta quinta-feira (2/10).
Acesse aqui a página da consulta pública.
Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
imprensa@mma.gov.br
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA