Consumo Consciente
Quem é o consumidor consciente
O consumidor consciente é aquele que leva em conta, ao escolher os produtos que compra, o meio ambiente, a saúde humana e animal, as relações justas de trabalho, além de questões como preço e marca. Este consumidor consciente sabe que pode ser um agente transformador da sociedade por meio do seu ato de consumo, reconhecendo que mesmo um único indivíduo produzirá um impacto significativo ao longo de sua vida.
O consumidor consciente também procura disseminar o conceito e a prática do consumo sustentável, fazendo com que pequenos gestos realizados por muitas pessoas promovam grandes transformações. Valoriza as iniciativas de responsabilidade socioambiental das empresas, dando preferência às companhias que mais se empenham na construção da sustentabilidade por meio de suas práticas cotidianas. Além disso, busca o equilíbrio entre sua satisfação pessoal e a sustentabilidade, maximizando as consequências positivas e minimizando as negativas de suas escolhas de consumo.
O Desafio da transformação dos padrões de consumo
A transformação dos padrões de consumo representa um dos principais desafios da atualidade, exigindo mudanças estruturais que conectem escolhas individuais com políticas públicas efetivas. O consumo consciente emerge como estratégia fundamental para construção de sociedades sustentáveis, promovendo reflexão crítica sobre necessidades reais versus desejos criados pelo consumismo desenfreado.
Por meio de cada ato de consumo, o consumidor consciente busca o equilíbrio entre satisfação pessoal e sustentabilidade, maximizando consequências positivas e minimizando as negativas de suas escolhas, conforme preconiza o ProNEA ao "promover a compreensão das causas dos hábitos consumistas e agir para transformação dos sistemas que os sustentam" (BRASIL,ProNEA, 2023, p. 74).
Práticas de consumo sustentável
O consumo consciente pode ser praticado no dia-a-dia, por meio de gestos simples que considerem os impactos da compra, uso ou descarte de produtos ou serviços. Especial atenção deve ser dada às embalagens, priorizando produtos com embalagens reduzidas, reutilizáveis ou de materiais reciclados, evitando plásticos descartáveis e promovendo escolhas que reflitam menor impacto sobre os recursos naturais e menor produção de resíduos.
Campanhas de de Descarte Consciente de Embalagens
O Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (ABIR) e a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) lançaram nesta terça-feira, 9/4, a nova fase da campanha de comunicação "Crie Esse Hábito" durante a ANIUGA Brazil, maior feira de alimentos e bebidas da América Latina, realizada em São Paulo. Nesta segunda etapa, que trata do descarte consciente de embalagens consumidas foras de casa, a campanha ganhou reforço da ANCAT, destacando a importância e valorização do trabalho dos catadores (as) de materiais recicláveis do país.
A3P e as práticas de consumo sustentável na Administração Pública
A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), programa coordenado pelo MMA, exemplifica o consumo consciente no setor público, promovendo "uso racional dos recursos naturais e bens públicos" e "licitações sustentáveis" (BRASIL, 2011).
A A3P fomenta entre os gestores de órgãos, através da plataforma RESSOA, o uso consciente e controlado dos recursos como água, energia, papel e copos plásticos. Esta iniciativa alinha-se à Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), que estabelece a educação ambiental como direito de todos e dever do Estado (BRASIL, 1999).