Notícias
GESTÃO
Segape atua na gestão de dados de políticas educacionais
Foto: Divulgação MEC
A Secretaria de Gestão da Informação, Inovação e Avaliação de Políticas Educacionais (Segape) do Ministério da Educação (MEC) foi criada em 2023. Seu intuito é fomentar o uso de evidências no ciclo da política pública educacional, ampliar o acesso e o uso de dados, bem como estimular a inovação e a transformação digital na educação.
Entre as atribuições da secretaria, estão: a coordenação e definição de diretrizes para o monitoramento e a avaliação; o estabelecimento de parâmetros para o uso e compartilhamento de dados, com especial atenção à implementação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais no âmbito do órgão; e a promoção da inovação e da transformação digital na gestão educacional.
Essas atribuições resultam em um papel da Segape como promotora e disseminadora de conhecimento no MEC, apoiando as demais secretarias na melhoria das políticas educacionais. Cabe também à secretaria apoiar o desenvolvimento de soluções de inteligência em gestão da informação e ciência de dados; produzir e fomentar o uso de evidências para subsidiar a governança e a gestão da política educacional; e estimular a produção de conhecimento por meio de parcerias estratégicas com a comunidade acadêmica e o terceiro setor.
A Segape é composta pelas Diretorias de Informações Estratégicas e Inovação; de Monitoramento e Avaliação de Políticas Educacionais; e de Programa, cujo foco é a governança de dados. Para o secretário da Segape, Evânio Araújo, ela enfrenta o importante desafio de transformar dados dispersos — e muitas vezes desorganizados — em informações estratégicas que subsidiem uma tomada de decisões mais assertiva e efetiva. “Em um mundo cada vez mais abundante na sua oferta de dados, a Segape desempenha um papel central como organizadora e facilitadora desse processo. Sua missão abrange não apenas a orientação às áreas na coleta e estruturação de bases de dados, mas também a criação e manutenção de um ecossistema robusto, capaz de assegurar o armazenamento adequado e de viabilizar os processos necessários para a produção de conteúdos estratégicos que impactem a forma de se implementarem as políticas públicas”, explicou.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Segape