Notícias
MINAS GERAIS
Simpósio celebra 10 anos de programa de pós-graduação em parceria com o Iphan
Entre os dias 2 e 4 de setembro, São João del-Rei foi palco do VI Simpósio Interdisciplinar de Pós-Graduação e Pesquisa (SINPE), fruto da parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). A edição de 2025 marcou a celebração dos dez anos de ingresso da primeira turma do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeog) da universidade.
Com o tema O espaço local em foco: Patrimônio, Ensino e Desafios Ambientais, o simpósio reuniu professores, pesquisadores, estudantes e profissionais de diferentes áreas, promovendo reflexões sobre patrimônio cultural, memória, educação e sustentabilidade. A programação ocorreu no Auditório da Biblioteca do Campus Santo Antônio e contou com mesas-redondas, grupos de trabalho, palestras e atividades de campo.
O evento é fruto da cooperação entre o Iphan e a UFSJ, consolidando uma agenda de debates sobre preservação cultural e produção de conhecimento interdisciplinar. Entre os destaques está o trabalho conjunto para o desenvolvimento de metodologias de mapeamento do patrimônio cultural de São João del-Rei, com uso de bases digitais de baixo custo, fortalecendo tanto a pesquisa quanto a gestão do patrimônio.
“O Simpósio coroou o ACT entre IPHAN e UFSJ, fizemos a entrega da cartografia do município de São João del-Rei, até então desatualizada desde os anos 1980, e apresentamos o site desta cartografia e do inventário do centro histórico, que poderá ser consultado por toda a população e entidades públicas, dando livre acesso ao produto de nossa pesquisa científica. Nosso objetivo de produzir informações que possam gerar análises qualitativas para a elaboração de uma normatização para as edificações acauteladas foi alcançado, com a grande vantagem de que esses produtos são de livre acesso ”, destacou Raymara Gama da Luz, chefe do Escritório Técnico do Iphan em São João del-Rei, que participou das mesas e da abertura oficial do encontro.
A abertura reuniu representantes da UFSJ e do Iphan e foi seguida pela mesa Patrimônio e Memória: Os Desafios Urbanos nas Cidades Históricas, que contou com a participação de especialistas nacionais e internacionais em preservação e gestão do patrimônio.
Nos dias seguintes, a programação incluiu grupos de trabalho, mesas temáticas sobre mapeamento cultural e conexões entre saberes, além do lançamento coletivo de livros no Café com Prosa. O encerramento trouxe debates sobre desastres naturais e ordenamento territorial, com destaque para a palestra da professora Milena Marília Nogueira de Andrade (UFRA), sobre Planos Municipais de Redução de Riscos e ordenamento territorial.
Uma viagem no tempo sobre trilhos
Um grande destaque do evento foi o trabalho de campo no Complexo Ferroviário de São João del-Rei, patrimônio tombado pelo Iphan desde 1989. Os participantes visitaram o Museu Ferroviário, assistiram à palestra do servidor Gustavo Oliveira Fonseca (Iphan) sobre a história ferroviária local e conheceram a rotunda ferroviária e seu grande acervo de locomotivas e vagões.
Durante a atividade, o servidor ressaltou a relevância deste acervo para história dos transportes e da indústria no Brasil. “Composto por locomotivas a vapor americanas, é um dos mais raros conjuntos de locomotivas Baldwin fora dos Estados Unidos. Além disso, é o único trem a circular em bitola de 76 cm, a famosa bitolinha, no país. O complexo ferroviário, conta também com uma oficina com peças únicas que funcionaram por meio da tecnologia do vapor, desde o século 19 até o final do século passado.”
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
André Nogueira Brasil - andre.nogueira@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.instagram.com/iphangovbr
www.facebook.com/IphanGov
www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

