Notícias
PRESERVAÇÃO
Iphan promove Encontro do GT de Obras Raras em lives no YouTube
Arte/Iphan
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio de sua Rede de Biblioteca e o Grupo de Trabalho (GT) de Obras Raras, realizará, nos dias 28 e 29 de agosto, e 4 e 5 de setembro, o evento “Encontros do Grupos de Trabalho (GT) Obras Raras”, em formato online, com transmissão no YouTube. A participação é aberta ao público e não requer inscrição prévia.
As atividades têm como objetivo principal aprofundar o estudo, identificação e tratamento de obras raras e especiais, contribuindo significativamente para a preservação da memória bibliográfica nacional. A programação é composta por nove mesas de debate com especialistas renomados, que irão abordar temas cruciais da biblioteconomia de livros raros. Confira:
Dia 28 de agosto, quinta-feira
-
Mesa 1 (10h às 12h): “O acervo de obras raras da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais e experiências em ações educativas”, com Afonso Andrade, gestor cultural da Biblioteca Estadual de Minas Gerais.
-
Mesa 2 (13h às 15h): “A Biblioteconomia de Livros Raros no Brasil: na teoria, na prática e na vida real”, com Ana Virginia Pinheiro, diretora da biblioteca do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.
-
Mesa 3 (15h às 17h): “Biblioteca bicentenária: história, gestão de acervos raros e especiais”, com Maria Lucia Beffa, chefe técnica da Biblioteca da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).
Dia 29 de agosto, sexta-feira
-
Mesa 4 (10h às 12h): “Proveniência bibliográfica: rastros, apropriações e identidades, com Stefanie Cavalcanti Freire”, professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
-
Mesa 5 (14h às 16h): “Descrição material e individualização de exemplares produzidos na Época Moderna”, com Raphael Greenhalgh, bibliotecário da Seção de Obras Raras da Biblioteca Central da Universidade de Brasília (UnB).
Dia 4 de setembro, quinta-feira
-
Mesa 6 (10h às 12h): “Conservação preventiva e marcas de proveniência na segurança de obras raras”, com Thais Helena Almeida, da Coordenação de Documentação e Arquivo do Museu de Astronomia.
-
Mesa 7 (14h às 16h): “Segurança preventiva em coleções especiais ou de obras raras: alguns apontamentos, reflexões e recomendações a partir do gerenciamento de risco”, com Jullyana Monteiro Guimarães Araujo, doutoranda em Museologia e Patrimônio na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Dia 5 de setembro, sexta-feira
-
Mesa 8 (10h às 12h): “Bibliotecas, coleções e diálogos: percursos e desafios do Livro de Artista no cenário brasileiro”, com Diná Marques, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e “Entre o único e o raro: o livro de artista como obra especial”, com Andréa Barboza, bibliotecária da Fundação Biblioteca Nacional.
-
Mesa 9 (14h às 16h): “O Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras e os critérios de raridade bibliográficos no Brasil”, com Rosângela Von Helde, da Fundação Biblioteca Nacional, e “Obras raras na Biblioteca Nacional”, com Valérie Werneck, chefe da Divisão de Obras Raras da Fundação Biblioteca Nacional.
Reconhecendo a importância e relevância da temática para o campo da memória bibliográfica nacional, o GT optou por realizar este evento de forma aberta à participação do público geral, visando ampliar o alcance do conhecimento e o debate sobre esses acervos valiosos. Serão emitidos certificados de 18 horas para àqueles que participarem de forma síncrona ao evento e assinarem pelo menos seis das nove listas de presença, que serão disponibilizadas em formulário on-line durante cada live.
GT de Obras Raras
Criado em janeiro de 2025, o GT tem como missão principal o estudo das obras raras e/ou especiais para possibilitar sua identificação e tratamento nos acervos das bibliotecas do Iphan. Ele é coordenado pela bibliotecária Juliana Borges Cid Taboada (CNFCP/Iphan), que tem Dayse Maisa de Assunção (Iphan-MA), como coordenadora adjunta. E além delas, o grupo é composto por outras seis bibliotecárias: Adriana Wolf Nogueira (Iphan-PE), Fátima Andrade Campos Borges (CCPPI/Iphan), Natalia Cavalcante Badega Lopes (Iphan-SP), Odilé Maria Morais Viana de Souza (Iphan-Sede), Patrícia Valéria Moraes do Rêgo (Iphan-PE) e Pollyana de Paula Jacob (Iphan-MG).
Mais informações
Assessoria de Comunicação do Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
Amanda Gil - amanda.gil@iphan.gov.br
www.gov.br/iphan
www.facebook.com/Iphangov
www.x.com/IphanGovBr
www.instagram.com/iphangovbr
www.youtube.com/IphanGovBr