Notícias
PATRIMÔNIO FERROVIÁRIO
Iphan avança na construção participativa do Parque da Memória Ferroviária
Foto: Maria Emília Freire/Iphan
No dia 27 de agosto, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) promoveu, em parceria com o Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS) e o Novo Cais Empreendimentos, o 2º Seminário Parque da Memória Ferroviária: Construção participativa do Plano de Uso e Gestão. O encontro aconteceu no Recife (PE) e reuniu gestores, pesquisadores, moradores, representantes da iniciativa privada e outros segmentos da sociedade civil.
O evento teve como objetivo discutir e levantar subsídios para orientar a elaboração do Plano de Uso e Gestão do futuro Parque da Memória Ferroviária. Sua dinâmica se baseou nos resultados do 1º seminário e nas contribuições colhidas em 50 entrevistas com diferentes públicos interessados na preservação e no futuro do espaço.
A partir das contribuições coletadas nos dois seminários, o Iphan irá elaborar o Plano de Uso, Gestão e Conservação do Parque, que terá como diretriz central a preservação do patrimônio ferroviário aliado à requalificação do pátio.
Reconhecido pelo Iphan como bem integrante do Patrimônio Cultural Ferroviário brasileiro, o pátio é um marco da memória ferroviária nacional, com edificações que datam de 1858. A área de 55,6 mil metros quadrados – correspondente a um terço do antigo terreno da Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA) – está sob guarda do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e foi incluída na Lista do Patrimônio Cultural Ferroviário em 2015, por seu valor histórico e simbólico.
A expectativa é que a construção do Parque da Memória Ferroviária, que contará com a participação de diferentes esferas públicas e da iniciativa privada, resulte em um novo espaço cultural e de lazer para a população recifense.
Essa iniciativa irá contribuir não apenas para a preservação da história das ferrovias brasileiras, mas também para a reintegração do Pátio à dinâmica urbana do Recife, especialmente por estar inserido no Sistema de Espaços Livres, planejado pela Prefeitura”, avaliou a técnica do Iphan, Maria Emília Freire.
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
Ana Carla Pereira – carla.pereira@iphan.gov.br
