Notícias
IPHAN NO NOVO PAC
Com recursos do Novo PAC, requalificação do Mercado e da Feira do Bembé (BA) é contratada
Foto: Zeza Maria
A obra será voltada aos edifícios localizados às margens do Rio Subaé, na Avenida Presidente Vargas. Todo o trabalho será executado pela administração de Santo Amaro. O Iphan faz o acompanhamento da execução do Termo de Compromisso, firmado com a prefeitura para realização de repasse dos recursos.
De acordo com o contrato, o prazo de execução das obras é de dez meses, contados a partir da data estabelecida na Ordem de Serviço para início da execução do objeto. Já o contrato tem vigência de 12 meses, contados a partir de sua assinatura.
História e importância
O espaço do Largo do Bembé (ou Largo do Mercado), em frente ao Mercado Principal, compreende a celebração do Bembé do Mercado, registrada como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Iphan desde 2019. É um candomblé de rua que reúne milhares de adeptos das religiões de matriz africana na semana do dia 13 de maio.
Considerado o maior candomblé de rua do mundo, o Bembé surgiu em 1889, como uma celebração popular e religiosa da comunidade negra local à abolição da escravatura. Desde então, o evento tem sido realizado de forma ininterrupta, reafirmando a força das tradições afro-brasileiras e a ocupação dos espaços públicos por expressões culturais historicamente marginalizadas.
O termo "bembé" é uma referência ao Candomblé, enquanto "do Mercado" remete ao local onde ocorre a celebração, o Largo do Mercado. O evento é marcado por manifestações como o samba de roda, capoeira e a dança maculelê, em um encontro celebra a ancestralidade africana presentes na cultura baiana.
Mais informações sobre o Bembé do Mercado podem ser encontradas na plataforma Bem Brasileiro.