Notícias
EVENTO
Andanças do Patrimônio, portal Bem Brasileiro e destaques do Balaio do Patrimônio, em Natal (RN)
Foto: Iphan/RN
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) promoveu, no último dia 10 de outubro, em Natal (RN), mais uma edição do Balaio do Patrimônio, evento que tem como objetivo celebrar a cultura potiguar e fomentar o diálogo e a cooperação para a defesa e valorização dos bens culturais locais.
A iniciativa busca integrar diversos agentes envolvidos na proteção, desde consultores de arqueologia, pesquisadores e detentores de patrimônio imaterial e programas de fomento cultural. A programação de 2025 contou com a realização do projeto Andanças do Patrimônio na capital do Rio Grande do Norte e com participação de servidores do Gabinete da Presidência do Iphan, do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan (DPI/Iphan), do Departamento de Patrimônio Material do Iphan (DEPAM/Iphan) e do Departamento de Articulação, Fomento e Educação (Dafe/Iphan), do superintendente do Iphan no estado, João Gentil, e detentores do patrimônio.Também marcaram presença representantes do Ministério da Cultura, da Secretaria de Cultura e Governo do Estado, da Fundação José Augusto (FJA), da Câmara Municipal de Natal (CMN) e da Fundação Cultural Capitania das Artes (FUNCARTE) da Secretaria de Cultura de Natal.
Temas abordados
O Balaio do Patrimônio teve como pauta três grandes áreas de preservação:
-
Patrimônio Material: o Depam abordou a identificação, gestão e conservação dos bens materiais;
-
Patrimônio Imaterial: o DPI detalhou a atuação da Coordenação-Geral de Promoção e Sustentabilidade nos processos de salvaguarda dos bens registrados, incluindo os bens registrados no Rio Grande do Norte e o portal Bem Brasileiro;
-
Patrimônio Arqueológico: tema apresentado pela arqueóloga convidada, Beatriz Paiva, que falou sobre a importância dos sítios arqueológicos e a situação da arqueologia no estado.
Andanças do Patrimônio
Liderado pela Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Patrimônio Cultural (CGESP), dentro da estrutura do Dafe/Iphan, o projeto Andanças do Patrimônio pretende estabelecer as bases do Sistema Nacional de Patrimônio Cultural (SNPC), em conjunto com detentores, fazedores e trabalhadores do patrimônio. O objetivo é construir as diretrizes e os principais pontos da agenda de políticas públicas para cuidar do Patrimônio Cultural. Reunindo grupos e comunidades, gestores de políticas públicas, pesquisadores, mestres e mestras, estudantes do campo, profissionais, organizações públicas e privadas atuantes na preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural, e toda a sociedade interessada, o Andanças busca ampliar a discussão sobre como preservar e promover o patrimônio.
O Rio Grande do Norte é o penúltimo estado brasileiro a realizar atividades de escuta participativa do Andanças do Patrimônio. No próximo dia 20 de outubro, quando a iniciativa ocorrer em Sergipe, o projeto terá concluído a coleta de contribuições para a construção das bases do Sistema Nacional de Patrimônio Cultural (SNPC) — o 1º Plano Setorial Nacional de Patrimônio Cultural e o Marco Regulatório — por todos os 26 estados e o Distrito Federal.
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.instagram.com/iphangovbr
www.facebook.com/IphanGov
www.twitter.com/IphanGovB
www.youtube.com/IphanGovBr

