Notícias
Internacional
Webinário internacional traz experiências de institucionalização da Participação Social pelo mundo
Webinário Participação Social/Arte: OMS
Como transformar a Participação Social em Saúde em uma agenda permanente, institucionalizada nos mais diversos contextos políticos, sociais e econômicos ao redor do mundo? É com esse mote que a presidenta do Conselho Nacional de Saúde (CNS) participa nesta quinta (18/09) do seminário virtual Global webinar on Social Participation : Institutionalizing Social Participation for Health. Coorganizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo Escritório da Comissão Nacional de Saúde da Tailândia e pela plataforma UHC2030, a atividade contará com formuladores de políticas, profissionais, sociedade civil, redes de jovens e defensores da saúde global para explorar como os países estão incorporando a participação na governança dos sistemas de saúde.
O Conselho Nacional de Saúde tem atuado na tarefa de internacionalizar a experiência do Controle Social do SUS, sendo protagonista nas ações relacionadas à resolução de participação social aprovada pela OMS em 2024, durante a 77ª Assembleia Mundial de Saúde. O Grupo Central de Estados-Membros que liderou o processo de construção e aprovação da resolução - Brasil, França, Noruega, Eslovênia, Tailândia, Tunísia - tem se empenhado em ações para sua implementação em todo o mundo, como esta série de webinários internacionais previstos para os próximos meses.
O webinário será conduzido em inglês e apresentará experiências do Brasil, Quênia, Tailândia, Tunísia e Europa, destacando lições práticas da institucionalização da participação social, inovações, estratégias políticas e informações técnicas da OMS sobre o tema. A atividade também é preparatória para a 80ª Assembleia Geral da ONU, onde CNS irá representar o país de forma inédita na maior instância do multilateralismo mundial, também no escopo de atuação desse grupo central de países signatários da resolução.
Internacionalização da experiência brasileira
O histórico de consolidação dos conselhos e conferências na formulação e monitoramento das políticas do SUS é um diferencial do sistema brasileiro,que vem ganhando cada vez mais reconhecimento em instâncias e fóruns de saúde global. A experiência do Brasil mostra que sistemas fortes, resolutivos e resilientes só são possíveis se baseados nas demandas reais da sociedade, com canais permanentes e ativos de diálogo entre a população, trabalhadores e governantes.
Um passo importante para a compreensão internacional sobre a complexidade, alcance e papel do Controle Social do SUS foi dado na 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora ( 5º CNSTT), quando, pela primeira vez, uma delegação internacional integrou as atividades da conferência, conhecendo a fundo o processo de construção e deliberação de propostas por meio do mecanismo democrático de uma conferência nacional de saúde no Brasil.
Representantes de organismos da OMS e governos que acompanharam as atividades da 5ª CNSTT estarão novamente reunidos nesta quinta (18/09), no primeiro de uma série de webinários que discutirão as perspectivas da institucionalização da participação social em um cenário de rupturas institucionais e questionamentos sobre o futuro do multilateralismo.
O webinário será transmitido pela plataforma Zoom, a partir das 8h de Brasília, e terá vagas limitadas.
Faça sua inscrição!
Luiz Filipe Barcelos
Conselho Nacional de Saúde
