Notícias
Controle Social
CNS lança wedoc Brasilândia, aqui tem Conselho Local de Saúde, no Cine Brasília, durante abertura da 366ª Reunião Ordinária
Foto: Reprodução do vídeo
O Cine Brasília será palco do lançamento do quinto e último episódio da série documental Aqui tem Conselho Local de Saúde, produzida pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), com apoio da Organização Panamericana de Brasília e do Ministério da Saúde. A exibição encerra uma jornada audiovisual que percorreu diferentes regiões do país para registrar a força da participação social no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir do trabalho de Conselho Locais de Saúde. O lançamento acontece na manhã do dia 7 de maio, às 8h30, durante a abertura da 366ª Reunião Ordinária do CNS, em Brasília. O Cine Brasília está localizado na Asa Sul, Entrequadra Sul 106/107.
O lançamento contará com transmissão ao vivo pelo Instagram do CNS
O episódio final traz à tela a história comovente e inspiradora da Brasilândia, bairro da zona noroeste de São Paulo marcado por desafios históricos, como a urbanização precária, o abandono do poder público e altos índices de vulnerabilidade social. Mas é também um território onde pulsa a resistência popular. A comunidade é retratada a partir da luta do Conselho Local de Saúde pelo pleno funcionamento do Hospital Municipal da Brasilândia — aberto de forma emergencial durante a pandemia de Covid-19 — e pelo direito à criação de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no Jardim Brasília.
Com cerca de 420 mil habitantes, a Brasilândia se tornou símbolo do poder transformador da organização comunitária. No centro desse processo, estão os conselheiros e conselheiras de saúde, figuras fundamentais na construção de políticas públicas mais justas e efetivas. “A gente não nasce conselheiro, a gente aprende a ser conselheiro fazendo”, afirma uma das lideranças retratadas no episódio, sintetizando o espírito da série.
Desde seu início, Aqui tem Conselho Local de Saúde percorreu cidades como Tefé (AM), Porto Alegre (RS), Campina Grande (PB) e Maracaju (MS), revelando o papel essencial dos conselhos locais no fortalecimento do SUS e na ampliação da democracia participativa. Ao longo dos episódios, a série deu visibilidade à diversidade territorial, cultural e política que compõe o mosaico da saúde pública brasileira.
O lançamento em Brasília também marca um novo momento da campanha nacional homônima, iniciada em julho de 2023, durante a 17ª Conferência Nacional de Saúde. A campanha segue com o objetivo de incentivar a criação e o fortalecimento dos conselhos locais nas unidades de saúde do país, reconhecendo esses espaços como instrumentos indispensáveis de controle social e construção cidadã.
Reunião debate temas estratégicos como mortalidade materna, saúde mental, direitos das pessoas autistas e trabalhadores do SUS, no plenário do CNS
Após a exibição do episódio no Cine Brasília, a programação da 366ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde segue no plenário do CNS, localizado no anexo do Ministério da Saúde, a partir das 10h do próprio dia 7 de maio, sendo retomada no dia 8, a partir das 9h, também no plenário, com transmissão ao vivo pelo Youtube. Entre os destaques está o debate sobre saúde das mulheres, com foco na mortalidade materna, uma das pautas mais urgentes no campo dos direitos reprodutivos e da equidade em saúde.
Outros pontos centrais incluem a apresentação do relatório da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental e as perspectivas para a política nacional sobre o tema; além disso, a saúde do trabalhador e da trabalhadora como direito humano será debatida com ênfase na participação popular no controle social, em preparação para a etapa nacional da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, marcada para os dias 18 a 21 de agosto de 2025. Também serão abordados os desafios à garantia da integralidade do cuidado às pessoas autistas, a autonomia profissional, a diversidade das necessidades dos autistas e o papel das políticas públicas. A agenda inclui ainda informes das comissões intersetoriais, atos normativos e deliberações sobre a recomposição dos colegiados do CNS para o triênio 2025-2028.
Confira a pauta preliminar da reunião
Serviço
📍 Evento: Lançamento do episódio “Brasilândia, aqui tem Conselho Local de Saúde”, durante a abertura da 366ª Reunião Ordinária do CNS
📅 Data: Quarta-feira, 7 de maio de 2025
🕗 Horário: 8h30
📌 Local: Cine Brasília – Entrequadra Sul 106/107, Asa Sul, Brasília (DF)
📡 Transmissão ao vivo pelo Instagram do CNS
📍 Continuação da 336ª RO
📅 Dia 7 de maio, a partir das 10h, no Plenário “Omilton Visconde” do CNS, anexo do Ministério da Saúde
📅 Dia 8 de maio, a partir das 9h, no Plenário “Omilton Visconde” do CNS, anexo do Ministério da Saúde
📡 Transmissão ao vivo pelo canal do CNS no YouTube
Elisângela Cordeiro
Ascom CNS