Notícias
REUNIÃO ORDINÁRIA
Desafios para combate à hanseníase e 18ª Conferência Nacional de Saúde são temas da 374ª RO
Foto: Tony Winston/ Agência Saúde-DF.
Nos dias 28 e 29 de janeiro de 2026, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) promoverá sua 374ª Reunião Ordinária, no plenário “Omilton Visconde”, em Brasília, com transmissão ao vivo no Canal do CNS no YouTube. O encontro reúne conselheiras e conselheiros de saúde e representantes da sociedade civil para debater pautas estratégicas relacionadas à saúde pública, reforçando o papel do CNS como instância máxima de participação social no Sistema Único de Saúde (SUS).
Nesta primeira Reunião Ordinária de 2026, um dos destaques do pontos da pauta é a discussão sobre a hanseníase, doença que ainda desafia o sistema de saúde brasileiro. O debate se propõe a destacar a necessidade de enfrentar não apenas os aspectos clínicos, mas também os impactos sociais da enfermidade, como o preconceito, o estigma e a invisibilidade que acometem milhares de pessoas.
Nesse escopo, o CNS reforça que o enfrentamento da hanseníase exige políticas públicas integradas, campanhas de conscientização e fortalecimento da rede de atenção básica, garantindo diagnóstico precoce e tratamento adequado. A importância da mobilização social para reduzir a discriminação e assegurar os direitos das pessoas acometidas.
18ª Conferência Nacional de Saúde
Outro tema de grande relevância previsto para a reunião é a preparação para a 18ª Conferência Nacional de Saúde, cujas etapas municipais já começam neste primeiro semestre. O objetivo é dialogar sobre as demandas das etapas que compõem a conferência, reforçando que ela será um momento crucial para consolidar propostas de saúde vindas da sociedade.
Seguindo a série de discussões sobre o Programa “Agora Tem Especialistas”, a 374ª RO deve trazer mais três diretrizes para o diálogo entre a sociedade civil organizada e o Ministério da Saúde, que instituiu o programa por meio da Portaria GM/MS nº 7.266/2025. Nesta edição, serão apresentadas as diretrizes:
Diretriz II: atenção equânime aos territórios, priorizando regiões com maior tempo de espera e desigualdades regionais;
Diretriz V: qualificação dos serviços especializados, com foco em educação permanente, comunicação e saúde digital;
Diretriz X: comunicação direta com cidadãos, gestores e trabalhadores, assegurando transparência sobre listas de espera e critérios de prioridade.
A apresentação da Política Nacional de Diagnóstico Laboratorial no SUS (PNDL) também é outro importante ponto de pauta. Instituída por meio do Projeto de Lei n.º 5478/2025, a PNDL tem o objetivo de organizar, fortalecer e integrar as ações e serviços dos laboratórios de análises clínicas e postos de coleta ao SUS, assegurando o acesso universal, equânime, seguro e de qualidade à população brasileira.
Confira a pauta preliminar da 374ª RO
Serviço
374ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde
Dias: 28 e 29 de janeiro
Horários: a partir das 9h
Local: Plenário do Conselho Nacional de Saúde “Omilton Visconde”, no Ministério da Saúde, Esplanada dos Ministérios, Bloco G, Anexo B, 1º andar - Brasília/DF
Transmissão: ao vivo pelo Canal do CNS no YouTube
Ascom
Conselho Nacional de Saúde