Notícias
VACINAS ESPECIAIS
Plenária do CNS debate acesso a vacinas especiais no SUS
Foto: Ascom/CNS
O acesso às vacinas especiais foi pauta no primeiro dia da 375ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS), realizada em 11 e 12 de fevereiro, em Brasília-DF. Participaram da mesa os representantes do Ministério da Saúde, a Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA/MS), Mariângela Simão, o Diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI/SVSA/MS), Éder Gatti, e a Coordenadora de Atenção às Condições Crônicas Transmissíveis da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), Rafaela Marinho, além da Assessora Técnica do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Kandice Falcão.
Participantes da mesa e conselheiras(os) nacionais de saúde destacaram desafios, soluções e a importância do controle social do Sistema Único de Saúde (SUS) para que os imunizantes especiais sejam oferecidos a quem precisa de forma equitativa e em tempo oportuno. Fora dos calendários regulares de vacinação (baseados nos ciclos de vida), vacinas especiais são oferecidas no SUS a pessoas com imunodeficiências, doenças crônicas, câncer, transplantadas ou vivendo com HIV, entre outras condições específicas.
A mesa foi coordenada pelas conselheiras nacionais de saúde e integrantes da Mesa Diretora do CNS, Priscila Torres e Vânia Leite. O debate está disponível no canal do Conselho Nacional de Saúde no YouTube.
Assista à mesa Organização do “Acesso às Vacinas Especiais do SUS” na íntegra
Daniel Zimmermann
Conselho Nacional de Saúde