Notícias
Idadismo
Combate ao preconceito etário entra em pauta na 371ª RO
Foto: Ascom/CNS
O Conselho Nacional de Saúde (CNS) realiza a sua 371ª Reunião Ordinária nos dias 08 e 09 de outubro, a partir das 9h, em Brasília (DF), com transmissão ao vivo pelo Canal do conselho no YouTube.
Uma das pautas abordará o preconceito silencioso que impede o desenvolvimento pleno em todas as fases da vida, denominado idadismo. O termo se refere ao preconceito e à discriminação baseada em qualquer idade e também pode ser chamado de etarismo ou ageismo, sendo este último mais voltado para pessoas mais velhas.
A prática ainda é bastante comum e tem consequências nocivas à sociedade, porque afeta a autoestima e consequentemente a saúde física e mental, além de prejudicar as pessoas pela exclusão de espaços sociais e laborais, causando impacto em vários setores da vida.
Além desse ponto de pauta, a 371ª RO traz outros temas, como o acompanhamento do programa “Agora tem Especialistas”, que já integra sistemas de regulação de quase todos os estados brasileiros, mas precisa da participação e do monitoramento contínuo do controle social do SUS em todas as esferas, e o lançamento dos relatórios dos grupos de trabalho da quarta edição do Projeto Participa +, que qualifica a atuação de conselheiras e conselheiros de saúde e lideranças de movimentos sociais.
Ainda no primeiro dia de reunião, a Comissão Intersetorial de Relações de Trabalho e Educação na Saúde (Cirtes) apresentará pareceres sobre os processos de autorização, reconhecimento e renovação de cursos de graduação da área da saúde. Já no segundo dia, a Comissão Intersetorial de Orçamento e Financiamento (Cofin) apresentará os informes relacionados à última reunião.
Confira a pauta preliminar da 371ª RO do CNS aqui.
Serviço:
371ª RO do CNS
Data: 08 e 09 de outubro | Horário: a partir das 9h
Local: Plenário do Conselho Nacional de Saúde “Omilton Visconde”, no Ministério da Saúde, Esplanada dos Ministérios, Bloco G, Anexo B, 1º andar - Brasília/DF.
Transmissão: canal do CNS no YouTube
Cris Cirino
Conselho Nacional de Saúde