Notícias
Participa Mais
Participa Mais promove oficina em Natal e reforça compromisso com participação social, equidade e defesa do SUS
Foto: Ascom CNS
Que tal criar um Conselho Municipal de Saúde Itinerante, aliado à produção de conteúdos educativos nas redes sociais? Essa foi uma das ações planejadas coletivamente como exercício durante a Oficina do Participa Mais, realizada em Natal nos dias 6 e 7 de novembro, em parceria com o Ceap-RS e o Conselho Nacional de Saúde. O encontro reuniu conselheiras e conselheiros de diversas regiões do Rio Grande do Norte, com o objetivo de promover formação permanente e fortalecer a participação social.
A proposta elaborada prevê que reuniões do conselhos municipais sejam realizadas em diversos territórios da cidade como associações comunitárias, praças públicas, unidades básicas de saúde, escolas, feiras e espaços culturais, além de inserções em rádios comunitárias e nas redes sociais digitais. Pensada por Weskley Ribeiro e Larissa Santana, ambos participantes da oficina, a iniciativa tem como objetivo aproximar o Conselho da população, levando as reuniões a diferentes territórios e ampliando a circulação de informações sobre direitos, participação e políticas públicas de saúde.

“A proposta nasce da compreensão de que o controle social só se fortalece quando está presente nos espaços onde a vida acontece. Ao descentralizar debates e estimular novas formas de diálogo, queremos ampliar a participação popular e qualificar as pautas que chegam às instâncias de decisão”, destacou Weskley Ribeiro.
Outras iniciativas e planos de ação
Além do Conselho Itinerante, a oficina resultou em outros planos de ação voltados ao fortalecimento da participação social. Entre eles:
-
Criação e fortalecimento de Conselhos Locais de Saúde;
-
Ciclo de formação permanente para conselheiros municipais e estaduais;
-
Ações de conscientização sobre direitos do usuário do SUS, com atenção às pautas de pessoas com deficiência e neurodivergentes;
-
Estratégias para aumentar a visibilidade das atividades do Conselho e estimular o engajamento da comunidade.

- Foto: Ascom CNS
A presidenta do Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte (CES-RN), Álclea Oliveira, ressaltou a importância da formação continuada, especialmente em um momento de renovação significativa das representações: “Renovamos 65% dos representantes do conselho estadual. Esse é um momento importante tanto para quem já atuava quanto para quem está chegando. A formação é essencial para defender o SUS e garantir que ele chegue a todas as pessoas, especialmente às mais vulnerabilizadas.”
Equidade, representação e multiplicação do conhecimento
A facilitadora Vera Rocha destacou que o papel dos conselheiros é remover obstáculos e garantir que grupos historicamente excluídos estejam representados nas políticas de saúde pública: pessoas em situação de rua, quilombolas, indígenas, imigrantes, trabalhadores informais e outros segmentos.

“O olhar precisa ser coletivo. Multiplicar o conhecimento significa levar a discussão para a escola, para o vizinho, para o trabalho. O SUS é um direito, não um favor. A democracia e o SUS caminham juntos. Direito só se exerce com democracia, e nossa democracia não está garantida, precisamos defendê-la”, alertou.
Homenagem a Francisco Canindé
A oficina também prestou homenagem a Francisco Canindé, liderança histórica do controle social no estado. Uma das vozes fundamentais na construção do SUS no Rio Grande do Norte e participou ativamente das primeiras conferências que moldaram o sistema de saúde pública no país. Sua trajetória é marcada pelo compromisso com a democracia, a justiça social e o fortalecimento do controle social. Ao lembrá-lo, reconhecemos que estamos recebendo um legado que agora precisa ser levado adiante.

“Estamos dando continuidade ao caminho que Canindé ajudou a abrir. É como passar o bastão de uma geração a outra, especialmente em um momento tão desafiador do Brasil e do mundo, marcado pelo avanço de projetos que ameaçam direitos e conquistas sociais. Por isso, esta oficina é um espaço de aprender e de trocar experiências, de conectar o que já foi construído com o novo que está em movimento”, esse foi o sentimento dos participantes da oficina, que emocionou e incentivou a todas as pessoas presentes.
Confira álbum de fotos no Flickr
Elisângela Cordeiro
Conselho Nacional de Saúde