Notícias
Saúde Digital
CNS e Seidigi/MS dialogam sobre estratégias digitais para o controle social do SUS
Foto: Ascom CNS
Seguindo a agenda de reuniões com as secretarias do Ministério da Saúde, a presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernanda Magano, acompanhada da mesa diretora do conselho, participou nesta quinta-feira (15/05), de um encontro com a Secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad.
O objetivo da reunião foi alinhar as ações de trabalho entre a gestão e o controle social no âmbito da saúde digital, com foco também nas ações desenvolvidas pela Câmara Técnica de Saúde Digital e Comunicação em Saúde do CNS, instituída em junho de 2024.
Estiveram presentes no encontro, além da secretária Ana Estela Haddad, Maria Aparecida Cina, secretária-adjunta da pasta, Tereza França, assessora da Seidigi, a presidente do CNS Fernanda Magano, e as integrantes da mesa diretora do CNS, Francisca Valda, Priscila Torres e Getúlio Vargas de Moura.
Fernanda Magano ponderou que a articulação entre o CNS e o Ministério da Saúde tem sido reforçada através destes espaços de diálogos, não somente com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, como também com todas as secretarias que compõem o organograma do ministério. “É importante reconhecer o trabalho desenvolvido pela Seigid, que é uma secretaria criada recentemente, com destaque para a aproximação entre a pasta e a nova Câmara Técnica de Saúde Digital e Comunicação em Saúde”, destacou.
Na ocasião, os conselheiros também chamaram atenção para a realização da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT), com a proposta de promover a saúde digital em diálogo com a saúde do trabalhador durante esta etapa nacional da conferência, permitindo expandir o fluxo de informações sobre a área para todas as pessoas participantes da conferência.
“Sabemos que essa questão da saúde digital ainda não alcança necessárias nos territórios e a saúde digital é um dos grandes avanços que precisa chegar nas bases, para inibir inclusive a desinformação e as fakenews em saúde”, destacou o conselheiro nacional de saúde e integrante da mesa diretora Getúlio Vargas de Moura.
Soluções Tecnológicas para o Controle Social
A secretária executiva do CNS, Jannayna Salles, que também acompanhou a reunião junto ao secretário-adjunto do conselho, Gustavo Cabral, destacou as novas estratégias digitais que deverão ser implantadas no próximo período, com destaque para as demandas das Comissões Intersetoriais em relação a um suporte mais operacional por meio de sistemas para análises e apoio ao trabalho dessas comissões.
“Uma das demandas urgentes para dar o passo na qualificação do trabalho realizado pelo conselho seria propor soluções tecnológicas, com apoio da Seidigi, para estruturar algo mais robusto”, pontuou a secretária.
O CNS tem interesse também em desenvolver uma plataforma digital para a gestão do conhecimento que é gerada pelo controle social. Há um conjunto de informações, decisões e formulação de políticas públicas para apoiar tanto a sociedade quanto os conselhos locais, municipais e estaduais, por exemplo. Outro ponto abordado na reunião foi sobre a necessidade de implantar o sistema organizativo das conferências, que já é utilizado, mas que pode ser aperfeiçoado para uso desde as etapas municipais, estaduais e livres.
A conselheira Francisca Valda destacou que este momento de diálogo é promissor e muito importante para o fortalecimento de uma governança para a construção de políticas “pois temos uma influência para além dos desafios do controle social”, ponderou. A integrante da mesa diretora também deu enfoque na importante parceria entre o CNS e a Opas/OMS para um sistema de avaliação de cursos da área de saúde, utilizado pela Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relação de Trabalho - CIRHRT/CNS. “É importante que a Seidigi tome conhecimento deste sistema e nos dê também também subsídios para que ele seja potencializado”, ponderou.
A presidente do CNS destacou ainda que o tema da saúde digital foi fortemente retratado durante a 17ª Conferência Nacional de Saúde (17ª CNS) e que o conteúdo pode subsidiar os processos de trabalho propostos entre a Secretaria e o próprio CNS. “Como temos a pretensão de fazer uma premissa para a 18ª Conferência Nacional de Saúde com destaque aos avanços desde a 17ª CNS, pode ser enriquecedor”, finalizou.
Acesse a galeria de fotos da reunião
Natália Ribeiro
Conselho Nacional de Saúde