Notícias
Webdoc
“Brasilândia, aqui tem Conselho Local de Saúde”, é lançado no Cine Brasília
O Cine Brasília foi palco do lançamento do quinto e último episódio da série documental Aqui tem Conselho Local de Saúde, produzida pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). A exibição encerra uma jornada audiovisual que percorreu diferentes regiões do país para registrar a força da participação social no Sistema Único de Saúde (SUS). O lançamento aconteceu na manhã do dia 7 de maio, durante a abertura da 366ª Reunião Ordinária do CNS, em Brasília.
O episódio final trouxe à tela a história comovente e inspiradora da Brasilândia, bairro da zona noroeste de São Paulo marcado por desafios históricos, como a urbanização precária, o abandono do poder público e altos índices de vulnerabilidade social. Mas é também um território onde pulsa a resistência popular. A comunidade é retratada a partir de sua luta pelo pleno funcionamento do Hospital Municipal da Brasilândia — aberto de forma emergencial durante a pandemia de Covid-19 — e pelo direito à criação de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no Jardim Brasília.
Com cerca de 420 mil habitantes, a Brasilândia/Freguesia se tornou símbolo do poder transformador da organização comunitária. No centro desse processo, estão os conselheiros e conselheiras de saúde, figuras fundamentais na construção de políticas públicas mais justas e efetivas. “A gente não nasce conselheiro, a gente aprende a ser conselheiro fazendo”, afirma uma das lideranças retratadas no episódio, sintetizando o espírito da série.
Desde seu início, a websérie Aqui tem Conselho Local de Saúde percorreu cidades como Tefé (AM), Porto Alegre (RS), Campina Grande (PB) e Maracaju (MS), revelando o papel essencial dos conselhos locais no fortalecimento do SUS e na ampliação da democracia participativa. Ao longo dos episódios, a série deu visibilidade à diversidade territorial, cultural e política que compõe o mosaico da saúde pública brasileira.
O lançamento em Brasília também marca um novo momento da campanha nacional homônima, iniciada em julho de 2023, durante a 17ª Conferência Nacional de Saúde. A campanha segue com o objetivo de incentivar a criação e o fortalecimento dos conselhos locais nas unidades de saúde do país, reconhecendo esses espaços como instrumentos indispensáveis de controle social e construção cidadã.
Próximos desafios
A presidenta do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernanda Magano, destacou que o colegiado trabalha com a proposta de lançar, no Dia Nacional da Saúde — celebrado em 5 de agosto —, um projeto que promova a realização de eleições para Conselhos Locais de Saúde em todo o país, em uma data unificada. A iniciativa busca fortalecer e ampliar a instalação dos conselhos em todas as unidades básicas de saúde, conforme previsto na resolução nº 714, homologada durante a 17ª Conferência Nacional de Saúde, em julho de 2023.
O conselheiro nacional de saúde, Getúlio Vargas, integrante da mesa diretora, reforçou a importância dessa iniciativa. “Nosso grande desafio é que, no próximo Dia Mundial da Saúde, estejamos presentes em diversos territórios do país onde ainda não há CLS constituído — e que possamos realizar as eleições para sua formação. Onde já há conselhos, que possamos fortalecer sua atuação com novas eleições e mais participação popular.”
Ao encerrar a série com a história da Brasilândia, o CNS reforça a mensagem de Rute Costa, uma das lideranças ouvidas no episódio de que a saúde pública se faz com diálogo, mobilização e engajamento popular. “O nosso sonho está sendo realizado. Mas agora começa uma nova luta: fazer a UBS funcionar de verdade”. É um chamado para seguir em frente, pois a construção de um SUS mais justo e participativo continua — todos os dias, em cada território.
A preparação feita para a entrevista, escrita à mão, por Dona Rute, que cita o Ministro da Saúde Alexandre Padilha, em referência a sua atuação como secretário de saúde do estado de São Paulo, será entregue a ele.
Websérie percorreu as cinco regiões do país
Se Brasilândia retrata a experiência dos conselhos na periferia de São Paulo, os demais episódios exploram a diversidade e a riqueza dessas vivências pelo país. Começamos por Tefé, no Amazonas, onde acompanhamos a instalação dos primeiros conselhos locais, imersos na realidade das comunidades ribeirinhas.
Webdoc - Aqui tem Conselho Local de Saúde - Tefé (AM) Episódio 01
Em Porto Alegre, está a trajetória mais longa do país na implementação dos Conselhos de Saúde, sendo a primeira capital a institucionalizar seu conselho municipal. A longa trajetória de participação popular na saúde tem uma ampla organização, que conta com Conselhos Distritais e com Conselhos Locais de Saúde (CLS) nos serviços do SUS.
Webdoc - Aqui tem Conselho Local de Saúde - Porto Alegre Episódio 02
Em Campina Grande,na Paraíba, trazemos a experiência de uma cidade pioneira na Estratégia Saúde da Família desde 1994.Você conhece histórias que mostram como a participação popular fortalece o SUS e transforma comunidades.
No episódio gravado no Mato Grosso do Sul, conselheiros e moradores relatam como a organização comunitária tem impulsionado melhorias no atendimento à saúde. Com forte participação da zona rural – incluindo comunidades de assentamentos, quilombolas e indígenas –, os Conselhos Locais de Saúde vêm garantindo voz às populações, reivindicando avanços e ampliando direitos.
Websérie será exibida em circuito itinerante de cinema
A coordenadora de Comunicação do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Viviane Claudinho, destacou que a websérie já está ampliando as vozes dos territórios em defesa do SUS. Os episódios começaram a circular em um circuito itinerante de exibição, graças a parcerias com os projetos CineB e Cine Solar. No dia 26 de abril, o CineB Solar voltou a transformar a Sociedade Amigos do Jardim das Camélias, na Zona Leste de São Paulo, em uma grande sala de cinema ao ar livre. Na programação da noite, o público assistiu à animação “Arca de Noé”, inspirada na obra de Vinicius de Moraes e dirigida por Alois Di Leo e Sérgio Machado. Antes da exibição principal, foi apresentado o curta “Campina Grande: Aqui tem Conselho Local de Saúde!”.
CINEB RETORNA À SOCIEDADE AMIGOS DO JARDIM DAS CAMÉLIAS COM CINEMA BRASILEIRO PARA A COMUNIDADE
Além disso, estão sendo firmadas novas parcerias para ampliar as exibições da série, incluindo a veiculação no canal Gov.br.
Elisângela Cordeiro
Conselho Nacional de Saúde


