Notícias
5ª CNSTT
Divulgação do resultado das Atividades Autogestionadas da 5ª CNSTT é prorrogada para 17 de julho

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) prorrogou para o dia 17 de julho de 2025 (quarta-feira) o prazo de divulgação do resultado das Atividades Autogestionadas selecionadas para a etapa nacional da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT).
A alteração no cronograma foi necessária para a realização de ajustes finais na análise e consolidação das propostas enviadas, de forma a garantir a transparência e a qualidade das informações que serão divulgadas. A comissão organizadora reitera o compromisso com um processo seletivo criterioso e inclusivo.
As inscrições para as atividades encerraram-se no dia 30 de junho, e a seleção está sendo conduzida pela Comissão Organizadora Nacional da 5ª CNSTT, que irá escolher até 21 atividades, sendo, no mínimo, 50% das vagas destinadas a movimentos sociais e sindicais. A divulgação dos resultados será feita por meio do e-mail informado no formulário de candidatura.
As propostas estão sendo avaliadas com base na relevância e abrangência dos temas em relação aos objetivos da conferência. Caso o número de propostas exceda as vagas disponíveis, a comissão poderá considerar critérios como diversidade de gênero, étnico-racial, pessoas com deficiência, representatividade de pessoas vivendo em vulnerabilidades socio-econômicas, entre outros.
As Atividades Autogestionadas ocorrerão no dia 18 de agosto de 2025, a partir das 9h, durante a etapa nacional da conferência. Contarão com 90 vagas, sendo 80 destinadas a delegados da 5ª CNSTT e 10 para participantes externos. As inscrições do público participante ocorrerão durante o credenciamento da conferência, nos dias 17 e 18 de agosto de 2025.
As propostas selecionadas irão abordar dos três eixos temáticos da 5ª CNSTT
-
Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora;
-
Novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora;
-
Participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para o Controle Social.
Essas atividades visam fomentar o compartilhamento de experiências e o debate de temas prioritários para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à saúde do trabalhador e da trabalhadora no Brasil.