Notícias
14º Abrascão
Na abertura do 14º Abrascão, CNS defende soberania e fortalecimento das políticas públicas de saúde
Foto:site Abrasco
O papel do controle social como eixo estruturante do Sistema Único de Saúde (SUS) e no fortalecimento do diálogo na construção de políticas públicas mais inclusivas foi destaque na cerimônia de abertura do 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (14º Abrascão), com o tema “Democracia, Igualdade e Justiça Climática: A Saúde e o Enfrentamento dos Desafios do Século XXI.
Durante o evento, Fernanda Magano, presidenta do Conselho Nacional de Saúde (CNS), ressaltou a importância da soberania popular e da escolha consciente no processo democrático. “Que a gente possa realizar aspectos da soberania também fazendo nossas escolhas, no processo democrático que se avizinha para o próximo ano, para aqueles e aquelas que defendem o nosso Sistema Único de Saúde. Que as nossas escolhas se mantenham enfrentando tudo o que é contra as políticas públicas e tudo o que tenha origem ao fascismo. Sigamos nessa luta. Sem anistia. E que tenhamos um bom congresso”, afirmou, Magano.

Além da presidenta, outras conselheiras e conselheiros nacionais de saúde também integraram a programação do congresso, reforçando a presença do controle social no principal espaço de debate da saúde coletiva brasileira. A mesa de abertura destacou o cenário atual do Sistema Único de Saúde, os desafios para a consolidação de políticas públicas e o papel da participação social na defesa do direito à saúde.
Durante a solenidade, as falas convergiram para a necessidade de fortalecimento do SUS diante dos desafios impostos pelas desigualdades sociais, pelo financiamento insuficiente e pelas transformações no campo da saúde, reafirmando o compromisso histórico da saúde coletiva com a democracia, a ciência e a justiça social.

- Foto:Matheus Damascena/MS
Frente pela Vida reforça unidade em defesa do SUS
Durante esse segundo dia de programação do 14º Abrascão, representantes do CNS e de outras entidades participaram do Encontro Nacional da Frente pela Vida. A presidenta do CNS, Fernanda Magano, e o conselheiro nacional de saúde, Getúlio Vargas, integraram a mesa de discussões sobre a análise da conjuntura política, a luta pelo fortalecimento do SUS e o papel da Frente pela Vida no contexto da resistência em defesa da ciência, da vida e do SUS, especialmente no período da pandemia.
A atuação da Frente pela Vida foi reconhecida como essencial para a mobilização social em defesa da vacinação, do financiamento público da saúde e da retomada de políticas estruturantes do SUS. No contexto atual, o movimento reafirma sua importância na luta contra retrocessos e na defesa do direito universal à saúde.
Outro tema abordado foi a mobilização em torno da política de saúde para o Brasil, no âmbito da disputa presidencial em 2026, processo democrático que se aproxima para o próximo ano.
Oficina Pré-Congresso Abrascão: “Regiões e Redes para Fortalecer o SUS - Razões para uma Política nacional de Regionalização”
Entre as atividades do Pré-Congresso Abrascão, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) participou da oficina “Regiões e Redes para Fortalecer o SUS: Razões para uma Política Nacional de Regionalização”, realizada no dia 29 de novembro.
A discussão teve como eixo central a organização e a oferta de serviços de acordo com as necessidades de saúde da população, abordando os mecanismos de pactuação e governança do Sistema Único de Saúde (SUS), além do fortalecimento das Comissões Intergestores, como instâncias fundamentais para a cooperação federativa entre União, estados e municípios.
A oficina reafirmou que a regionalização é um dos pilares para a efetivação dos princípios da universalidade, integralidade e equidade, e que sua consolidação depende de pactuação federativa sólida, financiamento adequado, governança articulada e participação social ativa.

📌 Agenda:
Clique aqui e acesse a programação do evento
Além da participação na abertura, a presidenta do CNS, Fernanda Magano, também integra a programação do 14º Abrascão como facilitadora na Tenda José Ivo Pedrosa, no dia 02 de dezembro, às 9h. Confira aqui a programação da Tenda José Ivo pedrosa.
A Tenda é um dos espaços de debate político-pedagógico do congresso, voltado ao diálogo com os movimentos sociais, educação popular em saúde e participação social no SUS. A presença da presidenta do CNS no espaço reforça o compromisso do Conselho com a escuta ativa, a formação cidadã e a defesa do controle social.
Mais sobre o Abrascão
Criado em 1986, o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva é um dos mais importantes fóruns científicos da área da Saúde Coletiva. Carinhosamente conhecido como Abrascão, acontece a cada três anos. A 14 edição teve início em (28 /11) e se estende até (3/12) de no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF), com a perspectiva de reunir mais de 7 mil pessoas entre pesquisadores, gestoras (es), trabalhadoras (es) da saúde, estudantes e movimentos sociais de vários países do mundo.
Cris Cirino com informações da Abrasco
Conselho Nacional de Saúde