Notícias
Fórum DH Saúde
Fórum DH Saúde mobiliza movimentos populares em oficina para qualificar a comunicação na luta pelo direito à saúde
Com metodologia participativa, o curso aprofundou debates e estratégias frente aos desafios tecnológicos das lutas sociais no Brasil
Com uma proposta formativa continuada e estruturada na atuação popular, o curso "Comunicação, Direito Humano à Saúde e Democracia", promovido pelo Fórum Direito Humano à Saúde (DH Saúde), reuniu diferentes movimentos sociais, de todas as regiões do país, durante cinco meses de formação.
A última etapa aconteceu de forma presencial, nos dias 30 e 31 de julho, em São Paulo (SP) com a realização de oficinas de produção de conteúdos midiáticos conduzidas por entidades convidadas, como a Mídia Ninja, rede de comunicação livre que busca novas formas de produção de conteúdo colaborativo, e o Conselho Nacional de Saúde (CNS), através da assessoria de comunicação.
Participaram do curso os representantes de movimentos sociais, comunicadores, conselheiras e conselheiros de saúde e ativistas das entidades que compõem o Fórum DH Saúde.
O coordenador executivo do Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap), Valdevir Both, falou sobre a metodologia do curso ser um dos diferenciais. "Optamos pela produção de um curso ativamente participativo, colaborativo e aplicado, permitindo a construção da aprendizagem a partir da experimentação de tecnologias atuais”, afirmou.

- Foto: Forum DH Saúde
Nara Peruzzo, que esteve na coordenação do curso, acrescentou que a formação é continuada e que todos os conteúdos produzidos serão utilizados pelas próprias entidades participantes. “Com certeza a qualidade dos conteúdos ministrados e a metodologia aplicada irão contribuir não só com os movimentos sociais e entidades participantes, mas também com a ação do Fórum na luta pelo direito humano à saúde e no fortalecimento do SUS no Brasil”.
Organizado a partir de uma dinâmica horizontal e em rede, o curso se insere em um esforço contínuo do Fórum DH Saúde. Por meio de seminários, rodas de conversa e oficinas práticas, os participantes discutiram temas centrais como a desinformação em saúde, o papel da mídia na disputa por sentidos, a construção de narrativas emancipatórias, e estratégias de incidência política.
Além de promover o desenvolvimento de habilidades técnicas e críticas em comunicação, o curso também aprofundou debates sobre os impactos das políticas neoliberais na saúde pública, o desmonte do SUS, o racismo estrutural e a urgência de pautas feministas, indígenas, quilombolas e LGBTQIA+ na luta por justiça sanitária.
O Fórum DH Saúde atua como um espaço de articulação permanente, formulando e sistematizando conteúdos, promovendo debates e articulando ações de incidência em níveis nacional e internacional. É um fórum aberto à participação de movimentos, coletivos, entidades e pessoas comprometidas com a luta por um sistema público de saúde universal, equânime e integral. Para saber mais sobre o Fórum e se somar à luta, acesse: Fórum DH Saúde