Notícias
Coletânea Rumo à 5ª CNSTT
Funcionário do mês
O cansaço açoitava Rubinato como se o dia fosse noite. Olhava para os lados da rua que percorria todos os dias, no trajeto de ida e volta do trabalho. Ali, o cinza da cidade e a multidão de pessoas passavam de lá para cá, sem se perceberem, correndo para as minhocas de metal em busca do aconchego do lar.
João Rubinato, cinquenta e tantos anos, pai de três filhos, avô de dois netos, 35 anos na mesma empresa, quase eleito funcionário do ano por quatro vezes. Tinha um grande apreço pelo patrão e um desprezo ainda maior pelos colegas de trabalho.
Certa noite, enquanto Rubinato caminhava, por todos os lados onde olhava, via o que produzia: solas, sapatos, cadeiras, calçados e mais cansaço. Era como se a vitrine da loja o chamasse:
— Rubinaaaaaaaaaato! Produza calçados!
— Rubinaaaaaaaaaato! Produza sapatos!
Por onde passava, as liquidações e a produção nas vitrines o mencionavam. Diante das alucinações que sofria, em vez de procurar um médico especializado, foi procurar o patrão – Bernardo, que lhe disse:
— Rubinato, isso acontece com todo mundo. Faça o que mandam. Produza mais sapatos. Provavelmente, os sapatos sentem falta dos seus braços.
Rubinato perguntou-se internamente: “O que eu faço? Se dediquei minha vida inteira aos sapatos, o que mais querem? Que eu vire um deles?”
Sem pestanejar e lembrando-se do ditado do seu falecido pai – “Se não pode com eles, junte-se a eles” –, Rubinato entrou na máquina de produzir sapatos. Quanto ao resto da história… Bem, todos nós sabemos o que aconteceu.
Rubinato, assim como outros, tornou-se o que sempre quis ser: funcionário do ano, para ser lembrado para sempre.
*A Coletânea “Rumo à 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT) – Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano” é uma iniciativa aberta que convida a sociedade a participar da reflexão sobre os desafios da saúde no mundo do trabalho. Trabalhadores, sindicalistas, movimentos sociais, coletivos, Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cistt), entre outros, podem enviar seus materiais, em diferentes formatos. Veja as orientações para participar.