Notícias
PPSUS
8° edição do Programa Pesquisa para o SUS busca fortalecer inovação tecnológica de cunho social
etomar a ciência e a pesquisa, voltada para inovações que aprimorem e fortaleçam o Sistema Único de Saúde. Foi com esse mote que a presidenta do CNS, Fernanda Magano, e Debora Melecchi, coordenadora da Comissão de Ciência e Tecnologia e Assistência Farmacêutica (CICTAF/CNS), reuniram-se com representantes do Departamento de Ciência, Inovação e Tecnologia do Ministério da Saúde (DECIT/SCTIE/MS), nesta quarta (05/02), em Brasília.
Monica Felts, diretora do DECIT, afirma que o departamento busca o aumento da participação social nas pesquisas científicas no Brasil, especialmente nesta 8ª edição do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS), que está com editais abertos em todo Brasil. “Queremos incluir a sociedade não só como participantes de estudos, mas como avaliadores sobre a pertinência da pesquisa para o SUS e para população”.
O PPSUS comemorou 20 anos atingindo capilaridade nacional. Ao todo, 189 editais foram lançados, que beneficiaram 4242 pesquisas em todo Brasil. Os recursos são oferecidos de forma equânime de acordo com as características de cada estado, em parceria com as fundações de apoio à pesquisa estaduais.
Como novidade dessa edição, o DECIT traz o PPSUS Inovação - uma chamada pública focada na inovação tecnológica de cunho social, institucional e político para formulação de políticas públicas. A chamada é feita pelas secretarias estaduais e demanda amplo conhecimento do processo nos estados. Dos R$170,8 milhões destinados para a 8ª edição do Programa, R$110 milhões são recursos do Ministério Saúde e o restante cofinanciados pelas fundações de apoio à pesquisa estaduais.
A diretoria do DECIT ainda explica que um comitê de relevância social selecionou pesquisas prioritárias de acordo com o orçamento disponível. Essa análise se deu nas Oficinas de Prioridade de Pesquisa (OPPs), que buscaram aproximar a comunidade científica e o profissional de saúde.
“Essas oficinas fomentaram esses editais de apoio que estão sendo publicados (...). Quando a inovação entra para o SUS ela se torna nacional, mas o fomento da pesquisa regional busca desenvolver a região que fez o projeto. Temos um grande objetivo de diminuir desigualdades regionais”.
A presidenta do CNS ressaltou na ocasião a importância do Programa para a pesquisa em saúde no país, reforçando o apoio do Conselho no fomento à ciência e inovação para o SUS. Ainda foram traçadas agendas de aproximação entre o departamento e a CICTAF, como para a análise de mérito de pesquisas na relevância para o SUS.

- Ascom CNS
Premiação
O prêmio, que foi interrompido em 2017, será retomado para valorização e incentivo a pesquisadoras e pesquisadores de todo Brasil. Haverá uma correlação entre o prêmio e o PPSUS, já que a premiação terá uma categoria exclusiva para o programa. O lançamento da nova edição será no próximo dia 24, no auditório Emílio Ribas do Ministério da Saúde.
Sobre o DECIT
O Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT) é o principal agente fomentador de conhecimentos científicos, tecnológicos e de inovação em saúde. Com sua atuação, contribui para a implementação da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (PNCTIS), cujo objetivo é fortalecer estruturas e grupos de pesquisas em saúde, para maior atenção às demandas do SUS.
Luiz Filipe Barcelos
Conselho Nacional de Saúde
