Notícias
5ª CNSTT
5ª CNSTT: Eixo 3 da Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora é destaque na Reunião Ordinária do CNS
Foto: Ascom CNS
A 366ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde trouxe à tona discussões relativas ao documento orientador da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, a partir do Eixo 3 - Participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para o Controle Social. A mesa, realizada na última quinta (08/05), reuniu especialistas do movimento sindical, academia e de movimentos populares, compondo um panorama plural sobre os desafios da saúde no trabalho atualmente.
Márcia Bandini, representante da Abrasco, fez um recorte do Eixo 3 chamando atenção para o conceito de democracia em sua essência de participação popular. “Costumo dizer que os movimentos sociais e sindicais são mais que pilares estruturantes dos sistemas de saúde - são impulsionadores de mudanças e formulações de políticas (...)”. A pesquisadora analisou a relação entre participação popular no trabalho e a perda de direitos, que implica em fragilização da participação, especialmente, no mundo sindical.
Eduardo Bomfim da Silva, representante do Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (Diesat), fez um resgate histórico das conferências anteriores à 5ª CNSTT e das propostas que delas emergiram, ressaltando o crescimento tanto em número quanto em qualidade dos debates ao longo dos anos. “A participação popular na saúde do trabalhador e da trabalhadora é o principal instrumento de resistência frente às diversas violências que adoecem e matam”, afirmou.
O representante do Diesat também destacou avanços importantes nas conferências, como a intersetorialidade, a inclusão de temas e populações vulnerabilizadas, e as mudanças nos sujeitos protagonistas da participação popular.
Já Cleidson Oliveira, representante do Movimento Nacional da População de Rua (MNPR), trouxa sua vivência e compreensão sobre a saúde do trabalhador e da trabalhadora a partir da perspectiva de usuário e militante do sistema, apontando o papel da participação dos usuários para fortalecimento do sistema e a valorização dos trabalhadores da saúde.
Processo ascendente
A 5ªCNSTT finalizou no mês de abril o período de realização das etapas municipais, macrorregionais e das Conferências Livres de Saúde, alcançando mais de 700 conferências realizadas em todo país.
As propostas acumuladas nessas etapas serão analisadas por delegadas e delegados eleitos para a etapa estadual da Conferência, que deve acontecer em todas as unidades da federação até o dia 15 de junho. Já a etapa nacional da conferência acontece em Brasília, de 18 a 21 de agosto de 2025.
Confira a transmissão do debate
Confira as fotos da reunião:
Luiz Filipe Barcelos
Conselho Nacional de Saúde


