Notícias
Programa Piloto participa do Mercado Floresta
Iniciativas de produção sustentável apoiadas na Amazônia pelo Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais do Brasil estão expondo seus produtos no Mercado Floresta, que encerra nesta terça-feira, na Oca do Ibirapuera, em São Paulo. Promovido pela ONG Amigos da Terra, objetivo da mostra é valorizar e promover o potencial produtivo das florestas brasileiras.
As iniciativas são diretamente apoiadas pelo Projeto de Apoio ao Manejo Comunitário (ProManejo), Projeto de Manejo dos Recursos Naturais da Várzea (ProVárzea) e Projetos Demonstrativos dos Povos Indígenas (PDPI). Óleos de essências florestais, peças de marchetaria, móveis de madeira em formato de animais da floresta, bolsas de couro vegetal, artesanatos indígenas e carne de pirarucu são amostras da diversidade dos produtos que os projetos do Programa Piloto levaram ao Mercado.
As iniciativas apoiadas pelo PDPI são: Artesanato tradicional das mulheres indígenas do Alto Rio Negro (AM), Artesanato das Mulheres Indígenas Aikanã, Latundê e Kwazá e Tecelagem tradicional das mulheres indígenas Kaxinawá, ambas do Acre; e Produção de mel no Parque Indígena do Xingu (MT).
Pelo ProManejo participam os Produção de Couro Ecológico e Oficinas Caboclas, executados na Floresta Nacional do Tapajós (Santarém/PA). Pelo ProVárzea participam Produção de Peças de Marchetaria (Gurupa/PA), manejo comunitário participativo dos recursos pesqueiros do setor Maiana (Fonte Boa/AM) e produção de óleos vegetais (Silves-AM).
Em parceria com o Banco Mundial, o Programa Piloto expõe em um estande publicações, banners, folders e outros produtos de divulgação institucional, atraindo um bom número de visitantes. O Programa Piloto é coordenado pela Secretaria da Amazônia do Ministério do Meio Ambiente.