Notícias
BIODIVERSIDADE
MMA destaca a importância de incentivos à conservação da biodiversidade em áreas privadas durante encontro no Rio de Janeiro
Outras iniciativas que promovem a conservação de áreas privadas, como a regulamentação de APAs e o fortalecimento de corredores ecológicos, também foram destacadas - Foto: Fabiano Veneza/Seas
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) destacou a importância de políticas públicas estratégicas para fomentar a conservação da biodiversidade em áreas privadas e fortalecer a regularização ambiental no país durante o 1º Encontro Estadual do CAR (Cadastro Ambiental Rural) e PRA (Programa de Regularização Ambiental). O evento foi realizado na última segunda-feira (1/12) no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
Na mesa de abertura do evento, o chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais (SBio) da pasta, Carlos Eduardo Marinello, afirmou que o país vive “uma virada de chave”, na qual o CAR, o PRA e a Cota de Reserva ambiental (CRA) passaram a integrar um esforço nacional de modernização para integrar políticas públicas, instrumentos econômicos e incentivos para quem conserva.
“No MMA, um dos pilares importantes de sustentação que dialoga com essas políticas e com essa necessidade de agregar esforços é a gestão integrada de paisagem. Quando a gente discute, pensa e coloca em prática uma política pública que incorpora as áreas privadas e as considera nesse arranjo tão importante, a gente trabalha, de forma mais eficiente, o desenvolvimento de incentivos e de benefícios para os atores privados”, pontuou.
Marinello destacou ainda iniciativas, políticas e instrumentos que, por meio do ministério, promovem a conservação de áreas privadas, como o Projeto GEF Áreas Privadas; a regulamentação de Áreas de Preservação Ambiental (APAs); o fortalecimento de corredores ecológicos via integração de áreas de reserva legal em parceria com empresas do setor florestal; e a regulamentação de Outros Mecanismos Eficazes de Conservação Baseados em Área (OMECs).
Além do MMA, estiveram presentes na abertura do encontro representantes do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), do Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (Inea/RJ), do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), da Bolsa Verde do Rio de Janeiro (BVRio) e da Secretaria do Estado do Ambiente e Sustentabilidade.
O encontro é uma realização do Inea e da Universidade do Ambiente (UniAmbiente), em parceria com a BVRio. A iniciativa teve apoio do MMA, do Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS), do Projeto GEF Áreas Privadas, da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FAERJ), e do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG).
Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
imprensa@mma.gov.br
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA