Notícias
Gestores de UCs participam de oficina de capacitação do Arpa
Adriano Ceolin
Gestores de Unidades de Conservação (UCs) apoiadas pelo Programa Área Protegidas da Amazônia (Arpa) participaram, nos dias 25 e 26, de cursos para o uso de duas ferramentas que vão ajudar na elaboração dos planos de trabalho e no planejamento de insumos. A oficina de capacitação foi realizada em Belém (PA) no mesmo local que abrigou o I Encontro do Arpa, entre os dias 22 e 25.
A analista ambiental do Arpa, Kátia Souza, disse que, por meio do curso, os gestores aprenderão a lidar com o Sistema Integrado de Coordenação e Gerenciamento (SisArpa) e o Sistema Arpa Cérebro. "São dois sistemas informatizados que facilitam a gestão. O SisArpa é usado para elaborar os planos de trabalho. Já o Sistema Arpa Cérebro ajuda no planejamento da gestão", completou.
Para Katia Souza, o I Encontro do Arpa foi uma oportunidade de interação entre os gestores das unidades de conservação e pontos focais dos órgãos gestores com a equipe do Funbio e da Unidade de Coordenação do Programa. "Tivemos ainda palestras, trabalhos em grupo, mercado de experiência", avaliou Katia Souza
O coordenador do Arpa, Ronaldo Weigand, disse que o tema planos de manejo foi muito destacado no encontro. "Houve uma avaliação de que os planos de manejo devem ser mais concisos, voltados para a gestão, reduzindo os custos de elaboração a partir de uma releitura dos roteiros metodológicos", disse. O encontro discutiu, também, a segunda fase do programa, que deverá ocorrer a partir de 2009.