Notícias
Fórum GEO Amazônia recebe contribuições pela internet
O Ministério do Meio Ambiente informou hoje o início de um fórum de discussão na internet a respeito dos documentos referentes ao GEO-Amazônia. A metodologia GEO, desenvolvida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), e destinada a orientar a realização de avaliações ambientais, está sendo utilizada conjuntamente pelos oito países que abrigam porções da Amazônia - Brasil, Peru, Colômbia, Venezuela, Bolívia, Equador, Guiana e Suriname.
Os documentos buscam fazer uma análise do quadro atual em que se encontra a Amazônia, uma apreciação do estado do meio ambiente, das pressões, das respostas, além de oferecer projeções de cenários futuros para a região amazônica.
Quem quiser participar do processo, agregando seu conhecimento objetivo do assunto, deve pedir instruções de acesso ao fórum virtual pelo endereço eletrônico sca@mma.gov.br.
O portal do fórum apresenta uma série de documentos elaborados a partir de consultas a especialistas e representantes da sociedade amazônica dos oito países, sobre os quais se espera receber contribuições baseadas na experiência e no conhecimento dos participantes.
Dos dias 10 a 24 de maio, o fórum debaterá os documentos de contexto, Biodiversidade e Assentamentos Humanos. De 25 de maio a 7 de junho, o fórum abordará o tema Recursos Hídricos, Ecossistemas Aquáticos e sistemas agroprodutivos.
A elaboração dos estudos GEO no Brasil faz parte da agenda de fortalecimento do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente (Sinima), que inclui a produção e sistematização de instrumentos de educação ambiental e a definição de indicadores para medir a qualidade ambiental de uma ação, bem como a sustentabilidade das instituições responsáveis pela gestão ambiental.