Fotógrafa de Manaus é destaque em concurso
Com o tema áreas úmidas, certame da Convenção de Ramsar mobilizou jovens do mundo todo. Foto finalista foi feita no Amazonas.
Com o tema áreas úmidas, certame da Convenção de Ramsar mobilizou jovens do mundo todo. Foto finalista foi feita no Amazonas.
Estão abertas até 12 de maio as inscrições para o seminário gratuito que discutirá alternativas às substâncias que afetam a camada de ozônio.
Comitê gestor garante R$ 2 milhões para projetos de recuperação florestal de áreas de nascentes que contribuam para o abastecimento em regiões metropolitanas.
Em um ano de plataforma Videocamp, produções do Circuito Tela Verde chegaram a quase 23 mil espectadores. Projeto é coordenado pelo MMA.
Sarney Filho afirma que é preciso adequar os dispositivos previstos na Política Nacional de Resíduos Sólidos às novas tecnologias.
Em reunião com Sarney Filho, empresariado apresenta pesquisa com oportunidades para uma economia de baixo carbono.
Em debate sobre recursos hídricos, Sarney Filho destaca ações de recomposição da cobertura vegetal no combate à crise.
Órgãos federais se reúnem com o objetivo de integrar medidas para cumprimento das metas brasileiras de redução de emissões.
O Ministério do Meio Ambiente, com base em estudos e pareceres técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), manifesta sua posição contrária ao texto aprovado pela comissão mista encarregada de analisar a Medida Provisória nº 756/2016, pelos seguintes motivos: 1. O texto aprovado descaracteriza o propósito original da MP 756, ao sinalizar contrariamente aos esforços do Governo Federal em conter o desmatamento na Amazônia, cujos índices voltaram a subir, tendo atingido, em 2016, a marca de 7.989 km2, o que representa um aumento de 29% em relação ao ano anterior. 2. A FLONA do Jamanxim localiza-se em área que concentra as maiores taxas de desmatamento ilegal em unidades de conservação federais (68,48% de todo o desmatamento ilegal nas unidades de conservação federais na Amazônia). Somente a FLONA do Jamanxim representa 37,7% da taxa total de desmatamento (dados PRODES 2016 preliminar). 3. A região tem sido palco de frequentes conflitos fundiários, de atividades ilegais de extração de madeira e minérios, associadas à grilagem de terra e à ausência de regramento ambiental, com reflexos na escalada da criminalidade e da violência contra agentes públicos. 4. O texto aprovado não colabora com a implantação das políticas de governo adequadas para enfrentar essas questões, notadamente o Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento na Amazônia (PPCDAm), que prevê, entre outras medidas, a ampliação, consolidação e fortalecimento de unidades de conservação na Amazônia. 5. O texto representa também um retrocesso nos esforços do governo brasileiro para cumprir com os compromissos que assumiu sob o Acordo de Paris para combater o aquecimento global, por meio de metas de redução de emissões nas quais o combate ao desmatamento e a valorização da floresta em pé têm importância central. Caso seja aprovado no Plenário, o Ministério irá recomendar o veto do Presidente da República, com base nos pareceres técnicos do ICMBio. Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA): 2028-1227
Iniciativas como as concessões de serviços de apoio à visitação em UCs alavancam a economia local, diz Sarney Filho em evento sobre turismo.
Parceria com Instituto Band promoverá divulgação dos parques nacionais. Protocolo de Intenções foi assinado nesta segunda-feira, em São Paulo.
Novo Plano Federal de Gerenciamento Costeiro vai propor medidas para reduzir impacto dos resíduos sobre o meio ambiente marinho.
Levantamento analisará impactos da mudança do clima na população da onça-pintada no Parque Nacional dos Campos Amazônicos.
Ministro Sarney Filho reafirmou, em encontro, compromisso da pasta com estados e municípios para combater o desmatamento na região.
Durante acolhimento da Campanha da Fraternidade 2017, Sarney Filho fala sobre a importância de se proteger a vegetação nativa e as nascentes.
Brasil sedia evento internacional sobre Produção e Consumo Sustentáveis. Participam países da América Latina, Caribe e África.
Nesta sexta-feira (7/4), Fortaleza recebe evento para discutir a gestão do programa que leva água potável a comunidades do semiárido.
Países da América Latina, Caribe e África debatem, nesta quinta-feira (6/4), em Brasília, modelos de produção e consumo sustentáveis.
Interessados podem indicar assuntos prioritários para integrar a programação do encontro mundial que ocorrerá em 2018 no Brasil.
Animal traficado foi apreendido na Argentina e chega a Guarulhos (SP), nesta quarta-feira (5/4). Espécie está em perigo de extinção.
Indígenas, extrativistas e gestores debatem plano de trabalho e resolução de conflitos em terras indígenas e unidades de conservação.
Sarney Filho e secretária-executiva do órgão analisam, em Brasília, políticas que reforçam a liderança do país frente ao aquecimento global.
Interessados têm até 4 de maio para participar do processo seletivo para a 8ª edição da mostra ambiental independente.
Serão repassados à iniciativa privada serviços de uso público nos parques nacionais de Brasília (DF) e Pau Brasil (BA). Objetivo é melhorar a visitação.
Estão abertas, até 23 de abril, inscrições para encontro nacional de Educação Ambiental para Gestão das Águas, que será em Brasília.
Na região, 295 mil hectares poderão ser concedidos para empresas interessadas em fazer o manejo florestal sustentável.
Em Belém, Sarney Filho anunciou aumento de 22% na concessão de florestas e inaugurou centro de excelência para monitorar o desmate.
Pesquisa divulgada nesta sexta-feira aponta meio ambiente como a área do governo melhor avaliada. Sarney Filho agradece à equipe do Ministério.
Em Belém, ações como o plantio de mudas, troca de ingressos por garrafas pet e lançamento de concurso de redação e vídeo marcam a Copa Verde.
Ministro Sarney Filho e equipe se reúnem, nesta sexta-feira (31/03), com autoridades do estado, onde tratam sobre medidas de combate ao desmatamento. O grupo esteve ontem no Amapá.