Beat the Heat - Mutirão contra o Calor Extremo
A iniciativa global Beat the Heat - Mutirão contra o Calor Extremo é um movimento coletivo para enfrentar um dos desafios climáticos mais urgentes e desiguais do nosso tempo: o calor urbano extremo. Ele atua como força de implementação do Global Cooling Pledge (Compromisso Global pelo Resfriamento), iniciativa co-presidida pelo Secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano, Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do MMA, em nome do Brasil, junto aos Emirados Árabes Unidos e tem como objetivo acelerar ações de resfriamento sustentável e resiliência ao calor, fortalecendo a colaboração entre governos nacionais e locais, ampliando o acesso a financiamento e promovendo apoio técnico à implementação.
O Mutirão também responde ao apelo global levantado pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, que reforça que mitigação e adaptação devem avançar juntas. De acordo com o relatório Global Cooling Watch do PNUMA, ações em três áreas - resfriamento passivo, tecnologias de resfriamento eficientes e de baixo potencial de aquecimento global (GWP), e acesso universal ao resfriamento - podem reduzir em 60% as emissões relacionadas ao resfriamento até 2050, protegendo 3,5 bilhões de pessoas.
Nesse contexto, convidamos países, cidades e parceiros a avançar em um ou mais dos seguintes objetivos, alinhados aos compromissos do Global Cooling Pledge:
- Apoiar e promover avaliações de vulnerabilidade ao calor urbano, integrando-as a planos ou estratégias relevantes, como Planos de Ação Climática ou Planos de Ação para o Calor;
- Planejar e implementar projetos e políticas de resfriamento passivo e de Soluções Baseadas na Natureza;
- Promover a compra pública de tecnologias de resfriamento eficientes e de baixo GWP em edifícios públicos.
Atualmente, o Mutirão já conta com o engajamento de dezenas de cidades em países como Brasil, Nigéria, Serra Leoa, Chile, Quênia, China, Estados Unidos e República Dominicana, além de parceiros estratégicos como WRI, C40, MapBiomas, Banco Mundial, ICLEI, ClimateWorks Foundation, Arup e ESRI.
No Brasil, o Mutirão faz parte do Programa Cidades Verdes Resilientes instituído pelo Decreto nº 12.041/2024, iniciativa do Governo Federal brasileiro coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Ministério das Cidades e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Para indicar o interesse de sua cidade em participar do Mutirão contra o Calor Extremo, preencha o breve formulário de inscrição. As cidades participantes terão acesso a recursos de conhecimento selecionados (materiais de treinamento, workshops, manuais), farão parte de uma rede global de cidades e parceiros líderes, e ganharão visibilidade internacional por sua liderança em resfriamento sustentável e resiliência ao calor, durante o Fórum de Líderes Locais no Rio de Janeiro e a COP30 em Belém.
Próximos marcos dessa iniciativa:
- Fórum de Líderes Locais da COP30, no Rio de Janeiro:
○ 5 de novembro – Celebração das cidades participantes do Beat the Heat - Mutirão Contra o Calor Extremo.
- COP30, em Belém:
○ 11 de novembro, das 14:30 às 16:00 (horário de Brasília) – Lançamento oficial de Alto Nível do Beat the Heat - Mutirão Contra o Calor Extremo pela Presidência da COP30
○ 18 de novembro, das 16:30 às 18:00 (horário de Brasília) – Reunião Ministerial de Alto Nível para o Compromisso Global de Resfriamento.
Encorajamos sua cidade a participar dessa importante iniciativa, estando presente nos marcos citados, e demonstrando liderança na construção de um futuro urbano mais resiliente e sustentável.
Para mais informações, entre em contato com as equipes de coordenação: unep-coolcoalition@un.org e mobilization@cop30.br.
Panfleto do Mutirão Contra o Calor Extremo no Brasil aqui.