2026: Áreas Úmidas e Conhecimento Tradicional: Celebrar o Patrimônio Cultural
Áreas Úmidas e Conhecimento Tradicional: Celebrar o Patrimônio Cultural
2 de fevereiro de 2026
A campanha global destaca o papel atemporal do conhecimento tradicional na manutenção dos ecossistemas de áreas úmidas e na preservação da identidade cultural. As pessoas coexistem com as áreas úmidas desde a pré-história, fazendo uso de seus serviços benéficos e, ao mesmo tempo, evitando consequências não intencionais. Ao longo do tempo, uma valiosa base de conhecimentos tradicionais foi construída, compartilhada e, posteriormente, aprimorada.
Três mensagens fundamentais foram destacadas pelo secretariado da convenção Ramsar para esta campanha:
As áreas úmidas são ecossistemas essenciais que sustentam uma rica biodiversidade e também servem como berços do patrimônio cultural e de tradições vivas, especialmente para os Povos Indígenas e as comunidades locais.
A integração do conhecimento tradicional nas estratégias de conservação fortalece a proteção das áreas úmidas e promove abordagens inclusivas e comunitárias, que reconhecem e respeitam a sabedoria ecológica construída ao longo de gerações.
A degradação das áreas úmidas compromete o bem-estar humano, afeta os direitos humanos e enfraquece os sistemas de conhecimento tradicional. Ação imediata e em larga escala é fundamental para salvaguardar o patrimônio cultural e sustentar os sistemas de conhecimento tradicional que há muito tempo protegem esses ecossistemas altamente produtivos.
Os materiais de divulgação originais estão disponíveis em inglês, espanhol e francês podem ser acessados no link www.worldwetlandsday.org.
Veja também as demais campanhas do Dia Mundial das Zonas Úmidas

- Áreas Úmidas e Regulação Climática

- Áreas Úmidas, Criação de Empregos e Aprimoramento de Habilidades

- Áreas Úmidas, Cultura, Lazer e Educação