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AQUI TEM MEC
MEC inaugura núcleo de educação híbrida no Piauí
Localizado no Centro de Educação em Tempo Integral Professora Júlia Nunes Alves, o Núcleo será a 45ª unidade no país. Foto: Angelo Miguel/MEC
Nesta terça-feira, 4 de novembro, o Ministério da Educação (MEC) participou da inauguração do Núcleo de Inovação do Piauí e da realização da EduCOP30: educação para o clima e inovação para o futuro. Os eventos ocorreram em Teresina e contaram com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana; do governador do estado, Rafael Fonteles; e da secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt.
Localizado no Centro de Educação em Tempo Integral Professora Júlia Nunes Alves, o Núcleo integrará a Rede de Inovação para Educação Híbrida (Rieh), criada em 2022 pelo MEC para a formação de professores e estudantes do ensino médio, sendo a 45ª unidade no país. Com investimento de R$ 936 mil, o espaço terá capacidade para atender 400 mil professores e 6 milhões de alunos da rede pública de educação. O total investido nos dois núcleos do estado é R$ 1,8 milhão.
Esses espaços têm possibilitado a integração entre professores e estudantes de diferentes regiões do Brasil, promovendo colaboração, troca de experiências e inovação pedagógica.” Camilo Santana, ministro da Educação
Após a cerimônia de inauguração, o núcleo sediou a EduCOP30, ação nacional que reuniu estudantes e professores de 18 núcleos da Rieh em um evento com transmissão ao vivo pelo canal do MEC no YouTube. O encontro tem como objetivo central pautar a temática das mudanças climáticas nas escolas e valorizar projetos educacionais voltados à sustentabilidade e à inovação.
Nas agendas, o ministro enfatizou que a educação básica tem um papel fundamental, com imenso potencial para conferir densidade e poder transformador às discussões sobre o clima. “Destaco, com muita alegria, o trabalho que vem sendo desenvolvido nos Núcleos da Rieh. Esses espaços têm possibilitado a integração entre professores e estudantes de diferentes regiões do Brasil, promovendo colaboração, troca de experiências e inovação pedagógica”, disse. Sobre a EduCOP30, Santana ressaltou que as discussões não podem ficar restritas às pessoas que participarão presencialmente da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas nos próximos dias, em Belém. “O debate precisa acontecer nas escolas e em todo o Brasil”, completou.
A EduCOP 30 contou com a participação interativa de estudantes do Amapá, de Minas Gerais, de Mato Grosso, de Alagoas, do Rio Grande do Norte e do Rio Grande do Sul, que apresentaram iniciativas desenvolvidas em suas escolas sobre os biomas brasileiros. O evento reforça o compromisso do MEC em mobilizar a comunidade escolar para o debate e a ação em prol do meio ambiente, incentivando o protagonismo estudantil.
Agenda – Ainda no Piauí, na manhã desta terça-feira (4), o ministro Santana assinou autorizações para a criação do campus Impa Tech Nordeste, em Teresina, e do curso de medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O chefe da pasta também anunciou iniciativa firmada entre a UFPI, o governo do Piauí e o MCTI, em articulação com o MEC e o Impa, que prevê um investimento de R$ 35 milhões voltados à pesquisa e ao desenvolvimento científico e tecnológico no estado.
- Leia mais: MEC anuncia criação do Impa Tech Nordeste
Mais tarde, o ministro empossou o professor Paulo Borges da Cunha no cargo de reitor do Instituto Federal do Piauí (IFPI). Na quarta-feira (5), no campus Ministro Petrônio Portella, da UFPI, o MEC realizará a entrega de 900 unidades da Carteira Nacional Docente, além de vouchers de premiação do programa Mais Professores.
Rieh – A Rede de Inovação para Educação Híbrida tem como objetivo promover a implementação de estratégias de educação híbrida em todos os entes federativos do país. A iniciativa proporciona a união de esforços com o compartilhamento de conhecimentos e recursos didático-pedagógicos entre seus integrantes. A Rieh também integra o Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens, instituído pelo Decreto nº 12.391, de 28 de fevereiro de 2025.
A rede considera que o conceito de educação híbrida é pautado em um ecossistema educacional que prioriza a integração cuidadosa de conteúdos e atividades pedagógicas presenciais na instituição educacional, podendo também combinar com outras fora dela. O objetivo é a ampliação de tempos e espaços no processo educativo, respeitando o protagonismo dos estudantes.
Resumo | Mais educação para o Piauí
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria Executiva (SE)
