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DIÁLOGO
MEC debate capacitação profissional em audiência do Senado
O senador Fernando Dueire; o representante do MCTI, Inácio Arruda; e a representante do MEC, Marcela Paes, em audiência pública sobre o programa Conecta e Capacita. Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
O Ministério da Educação (MEC) participou nesta quarta-feira, 30 de outubro, de audiência pública para debater o programa Conecta e Capacita. Ele foi implementado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para promover a conectividade digital em todo o território nacional, por meio de infovias estaduais e redes metropolitanas. Além disso, visa ampliar o acesso e a qualidade da internet nas atividades de educação e pesquisa, em especial para populações em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica. O debate foi realizado pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informática (CCT) do Senado Federal.
A audiência, com o tema “Superação dos obstáculos à inovação no Brasil”, foi solicitada pelo senador Fernando Dueire a fim de se debaterem as potencialidades, os resultados parciais e os desafios do programa. Os resultados da audiência servirão como subsídio para a avaliação anual de políticas públicas, instituída pelo Senado em 2013, de forma a aprimorar o debate político e fortalecer a função fiscalizadora da casa.
Marcela Paes, coordenadora-geral de Incentivo à Cooperação e à Inovação na Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), representou o MEC na audiência e destacou as ações que estão sendo realizadas pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Em sua exposição, a coordenadora mostrou o mapa do Brasil com os pontos onde estão instalados institutos federais. “Precisamos unir forças para que a gente consiga um país mais desenvolvido, para levar qualidade de vida e empregabilidade para todos os cantos do Brasil. Atualmente, temos 685 unidades da Rede Federal e 100 novas serão implantadas”, ressaltou.
Segundo Paes, o MEC trabalha com três grandes vertentes de inovação na educação profissional e tecnológica: iniciação científica; pesquisa e desenvolvimento; e empreendedorismo. “Todas essas ações estão sempre associadas à extensão para o atendimento à nossa comunidade. Temos também uma grande relação com a pesquisa. Nossos pesquisadores de todas as unidades desenvolvem pesquisas de ponta, por exemplo, nas áreas de tecnologia da informação, meio ambiente e educação”, disse.
“Hoje, um dos nossos grandes desafios é conectar nossos estudantes e pesquisadores com o setor produtivo, como a gente consegue prepará-los de fato para o mercado de trabalho e contribuir para que esses estudantes abram suas próprias empresas, startups e se desenvolvam com o protagonismo da tecnologia”, observou. Para isso, a Rede Federal está realizando projetos em parceria com o setor produtivo e com empresas, informou a coordenadora.
Também participaram da audiência pública Felipe Morgado, superintendente de Educação Profissional e Superior do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Francilene Garcia, vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); Inácio Arruda, secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI; e representantes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Senado