Qualificação de Demanda
A apresentação de demandas no âmbito da Bolsa-Formação, que pode ser realizada a qualquer momento pelos parceiros demandantes, deve ser acompanhada pela sua contextualização e pela caracterização dos respectivos públicos-alvo. Esse processo é denominado “Qualificação da demanda”. O primeiro passo é entender a demanda: o que se pretende com a oferta de cursos solicitados? De que público-alvo estamos falando? Para organização do processo de qualificação de demanda e sistematização das informações foi elaborado o Formulário de Qualificação de Demandas da Bolsa-Formação.
Após a apresentar informações sobre a demanda, sugerimos exercícios sobre quais cursos seriam adequados para o seu atendimento. Para tanto, indicamos a leitura da Cartilha de Orientações às Redes Ofertantes de Educação Profissional e Tecnológica e a consulta ao Mapa de Demandas por Educação Profissional.
O Mapa de Demandas por Educação Profissional disponibiliza informações aos parceiros demandantes e os auxiliam a identificarem as necessidades regionais por qualificação profissional. Já a Cartilha de Orientações às Redes Ofertantes de Educação Profissional e Tecnológica tem por objetivo orientar gestores e demais atores da EPT acerca do uso de dados e informações para a compreensão de suas realidades socioeconômicas e para auxiliá-los no mapeamento de demandas por qualificação profissional. A Cartilha sistematiza um amplo conjunto de ferramentas e fontes de informação, como painéis de dados, pesquisas e estudos temáticos, que podem auxiliar na definição de ofertas com base em evidências e em consonância com as demandas locais.
No Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT 4ª edição) e no Guia Pronatec de Cursos FIC (Guia Pronatec FIC) os parceiros demandantes podem conhecer as possibilidades de ofertas. Além disso, a Portaria nº 359, de 26 de maio de 2022, também conhecida como Portaria de saídas intermediárias, permite o fomento de cursos de qualificação profissional que componham itinerários formativos de cursos técnicos do referido Catálogo.
A Setec/MEC analisará a demanda apresentada pelo interessado e entrará em contato para informar sobre a necessidade de mais informações ou se foi aprovada e próximos passos.