Notícias
AVISO DE PAUTA
Lançamento do programa Arpa Comunidades, que beneficiará mais de 130 mil pessoas na Amazônia
Nesta segunda-feira (17/11), às 15h, o governo federal e parceiros lançam o programa Arpa Comunidades no Pavilhão Brasil da Zona Verde durante a COP30. A iniciativa reconhece o protagonismo dos territórios e o uso sustentável dos recursos naturais como pilares para a conservação do bioma. Com um planejamento de 15 anos (2025-2039), a estratégia beneficiará 130 mil pessoas, com foco especial nos territórios de 60 Unidades de Conservação (UCs).
O governo estima mobilizar mais de 120 milhões de dólares em doações. Os recursos serão investidos em cadeias da sociobioeconomia para fortalecer a geração de emprego e renda local e garantir serviços essenciais, como acesso à eletricidade e conectividade para 77 mil pessoas. A área total atendida será de 23,7 milhões de hectares de floresta amazônica, onde vivem mais de mil comunidades distribuídas em 43 reservas extrativistas (Resex) e 17 Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS).
O programa será gerido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) com o apoio do WWF-Brasil e do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). O lançamento envolveu esforços de outras 17 organizções.
O secretário-executivo do MMA, João Paulo Capobianco, estará presente.
SERVIÇO:
Lançamento do programa Arpa Comunidades, que beneficiará mais de 130 mil pessoas na Amazônia
🗓️ Data: Segunda-feira, 17 de novembro
⏰ Horário: 15h (horário de Brasília)
🟩 Local: Pavilhão Brasil — Zona Verde
Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
imprensa@mma.gov.br
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA