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Notícias

COP30

“Sem comunidades locais, não há ação climática eficaz”, reitera secretária do MMA durante Semana do Clima da ONU na África

Defesa foi feita pela secretaria nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável, Edel Moraes, durante sessão em que representou a Presidência da COP30
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Publicado em 03/09/2025 14h02 Atualizado em 03/09/2025 14h11
Edel.png

Pela primeira vez, representantes de comunidades locais puderam dialogar sobre suas experiências em um evento específico sobre o tema - Foto: Wdson Lyncon

Os conhecimentos e a resiliência das comunidades locais são estratégicos para o enfrentamento da emergência climática. Exatamente por esse motivo, a inclusão desse grupo nas definições dos processos e nos meios de implementação necessários para frear o aquecimento global deve ser garantida de forma permanente. Foi o que defendeu a secretaria nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Edel Moraes, ao representar a Presidência da COP30, na Semana do Clima da ONU na África, em Adis-Abeba, na Etiópia, nesta quarta-feira (3/9).

“Sem comunidades locais, não há ação climática eficaz. No Brasil, aprendemos muito sobre isso ouvindo nossos povos indígenas, povos quilombolas e comunidades locais que há séculos cuidam da terra, da água e da floresta”, enfatizou a secretária.

Edel Moraes ressaltou que os povos e comunidades tradicionais (PCTs) não são apenas vulneráveis, mas, sim, “vulnerabilizados pela ausência de políticas públicas”. 

Pela primeira vez, representantes de comunidades locais puderam dialogar sobre  suas experiências em um evento específico sobre o tema. Promovido pela Presidência da COP30 em parceria com a Plataforma de Povos Indígenas e Comunidades Locais da Convenção das Nações Unidas para o Clima, o evento “Fortalecendo o Papel das Comunidades Locais no Processo da UNFCCC” buscou ouvir experiências e desafios locais, destacar práticas comunitárias eficazes e identificar formas de incluir comunidades locais em políticas climáticas nacionais.

No Brasil, explicou a secretária, o reconhecimento e a ampliação desse grupo nas decisões climáticas têm sido fortalecidos. “Essas pessoas são parte também da solução e, enquanto governo brasileiro, nós estamos avançando em duas frentes complementares às muitas ações que vêm acontecendo no momento.”

A primeira ocorre no âmbito do Plano Clima, que norteará as políticas de enfrentamento à mudança do clima no país até 2035. O instrumento, lembrou Edel Moraes, apresenta planos setoriais específicos para comunidades tradicionais e povos indígenas. A segunda iniciativa diz respeito à elaboração do Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais, uma política estruturante que busca garantir os direitos, promover o desenvolvimento sustentável e assegurar a proteção territorial dessas comunidades com pilares da sustentabilidade. “Esse plano vai além da agenda climática. Ele integra justiça social, inclusão produtiva e fortalecimento da governança comunitária com pilares da sustentabilidade”, informou.

Para Edel Moraes, os esforços reafirmam o compromisso do governo brasileiro, que abrangem a Presidência da COP30, com o princípio da justiça climática para assegurar a valorização dos saberes tradicionais, a participação efetiva dos grupos para “além das representações simbólicas” e a estruturação de suas presenças com mecanismos que garantam voz e influência real nas decisões.

“O avanço do papel das comunidades locais não é apenas uma questão de justiça, é uma condição necessária para o sucesso global do enfrentamento da mudança do clima”, reiterou. “Somente assim conseguiremos transformar a missão em ação, garantindo um futuro mais justo, sustentável e resiliente para todos”.

No encerramento da sessão, Edel Moraes endossou o comprometimento do Brasil em fazer com que a Conferência do Clima de Belém (PA), em novembro, seja reconhecida por viabilizar avanços concretos no enfrentamento da emergência climática para todos. “A COP30 não será apenas mais uma conferência, será um momento de transformarmos a ambição em ação, em diálogos, resultado e cooperação, um mutirão pela vida e pelo clima”, finalizou.

Os debates da Semana do Clima foram iniciados na última segunda-feira (1/9) e seguem até o próximo sábado (6/9). O evento antecede a segunda Cúpula do Clima da África, a ser realizada entre os dias 8 e 10 de setembro, com a presença de chefes de Estado.

O debate contou com a participação do secretário de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Povos de Terreiros e Ciganos do Ministério da Igualdade Racial, Ronaldo dos Santos, e de integrantes de comunidades locais dos cinco grupos regionais da ONU, que abrangem países da África, Ásia-Pacífico, Europa Oriental, América Latina e Caribe e Europa Ocidental e outros. Também acompanharam o evento membros de países menores e de organizações internacionais. A atividade foi moderada pela representante da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do MMA Alexandra da Costa.

Assista à participação da secretária Edel Moraes aqui.

Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
imprensa@mma.gov.br
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA

 

Meio Ambiente e Clima
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    • 1. Institucional
      • 1.1. Estrutura Organizacional (organograma)
      • 1.2. Competências
      • 1.3. Base Jurídica da Estrutura Organizacional e das Competências
      • 1.4. ´Principais Cargos e Respectivos Ocupantes ("Quem é quem")
      • 1.5. Perfil Profissional
      • 1.6. Horário de Atendimento
      • 1.7. Atos Normativos
      • 1.8 Histórico Institucional
      • Regimento Interno
    • 2. Ações e Programas
      • 2.1. Programas, Projetos, Ações, Obras e Atividades
      • 2.2 Carta de Serviços
      • 2.3. Concessões de Recurso Financeiros ou Renúncias de Receitas
      • 2.4 Governança
      • 2.5 Unidades Responsáveis
      • Apoio a Projetos
    • 3. Participação Social
      • 3.1 Ouvidoria
      • 3.2 Audiências e Consultas Públicas
      • 3.3 Conselhos e Órgãos Colegiados
      • 3.4. Conferências
      • 3.5. Editais de Chamamento Público
      • 3.6. Outras Ações
    • 4. Auditorias
      • 4.1. Prestação de Contas
      • 4.2 Rol de Responsáveis
      • 4.3. Relatórios da CGU
      • 4.4. Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (PAINT)
      • 4.5. Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna (RAINT)
      • 4.6. Ações de Supervisão, Controle e Correição
      • Balanço Geral da União
      • Exercício 2024
    • 5. Convênio e Transferências
      • 5.1 Repasses e Transparências de Recursos Financeiros
    • 6. Receitas e Despesas
      • 6.1 Receita Pública
      • 6.2 Quadro de Execução de Despesas por Unidade Orçamentária
      • 6.3 Despesas com Diárias e Passagens
      • 6.4 Notas Fiscais Eletrônicas
    • 7. Licitações e Contratos
      • 7.1. Licitações
      • 7.2. Contratos e Outras Avenças
    • 8. Servidores (ou Empregados Públicos)
      • 8.1. Dados dos Servidores
      • 8.2. Aposentados e Pensionistas
      • 8.3 Concursos Públicos
      • 8.4. Relação Completa de Empregados Terceirizados
      • 8.5. Despesas com Ações de Desenvolvimento de Servidores
      • 8.6. Mesa Setorial de Negociação Permanente do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
      • Quantitativo de cargos e funções do MMA
      • Lista de Servidores do MMA
      • Acompanhamento do Programa de Gestão e Desempenho no MMA
    • 9. Informações Classificadas
    • 10. Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
      • 10.1. Autoridade de monitoramento
      • 10.2. Painel LAI
      • 10.3. Fluxogramas
      • 10.4. Relatório Anual da Autoridade de Monitoramento
      • 10.5. Relatórios Estatísticos
    • 11. Perguntas Frequentes
      • Gabinete da Ministra
      • Consultoria Jurídica
      • Biodiversidade e Áreas Protegidas
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      • Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama)
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      • Mudança do Clima
    • 12. Dados Abertos
      • 12.1. Planos de Dados Abertos (PDA) Vigente e Anteriores, Bem como Comunicados de Eventuais Alterações em seus Conteúdos
      • 12.2 Disponibilização das Bases de Dados Programadas para Abertura no PDA do Órgão
      • 12.3. Relatório Anual de Execução do PDA
    • 13. Sanções Administrativas
    • 14. Ferramentas e Aspectos Tecnológicos dos Sites Institucionais
      • 14.1. Ferramenta de Pesquisa
      • 14.2 Transparência Proativa
      • 14.3 Tecnologia da Informação
    • Histórico de Agenda
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