Notícias

Parque+ inclui 330 km em rede nacional de trilhas de longo curso

Publicado em 22/03/2021 23h46 Atualizado em 23/03/2021 10h15

Programa de ecoturismo do Ministério do Meio Ambiente avança no cerrado

A Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso (RedeTrilhas) ganhou hoje (23/3) mais 330 km em trilhas de turismo de aventura e contemplação. Localizada em Goiás, a trilha Caminho de Cora Coralina já é o segundo percurso integrado à rede, eixo do programa Parque+, do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Regulamentada por portaria em 2020, a RedeTrilhas passou a contar com critérios sólidos de adesão, o que permitiu selecionar com objetividade quais trilhas podem ser incluídas à rede, oferecendo aos usuários mais garantias de estrutura e segurança nos trajetos.

Com sistema de sinalização específico, o Caminho de Cora Coralina contempla critérios previstos para adesão, garantindo acessibilidade em diversos trechos e rotas turísticas, tanto para ciclistas quanto para caminhantes.

A trilha interliga municípios, povoados e fazendas que somam mais de 165 mil brasileiros, além de cruzar cidades históricas como Corumbá de Goiás, Pirenópolis e São Francisco de Goiás. Além de passar por cinco unidades de conservação, os visitantes podem praticar observação de aves e acessar grutas, cachoeiras, mirantes e museus.

 

Parque+

O programa Parque+ foi criado em 2021 pelo MMA para incentivar o ecoturismo em parques nacionais, entornos e trilhas que os conectam. No eixo de trilhas de longo curso, o Parque+ tem como objetivo fomentar a longa cadeia de empregos que se estende por todo o percurso do ecoturismo, da loja de artesanato ao posto de gasolina, criando uma cultura de conservação do meio ambiente e das paisagens brasileiras.

 

Ascom MMA
(61)2028-1227