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Conservação ambiental

MMA retoma Comissão Nacional para REDD+

Grupo coordena regras para pagamento por resultados na redução de emissões
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Publicado em 07/10/2023 00h05 Atualizado em 01/11/2023 16h57
Representantes do MMA participam da retomada da Comissão Nacional para REDD+. Foto: Rebecca Omena/MMA

Representantes do MMA participam da retomada da Comissão Nacional para REDD+. Foto: Rebecca Omena/MMA

O MMA retomou nesta quinta-feira (5/10) a Comissão Nacional para REDD+ (CONAREDD+), que determina regras para o pagamento por resultados na redução de emissões de gases causadores do efeito estufa. A nova governança do órgão, mais participativa e inclusiva, fortalecerá ações de recuperação e conservação florestal no país.   

Atualizada pelo Decreto nº 11.548, de 5 de junho de 2023, a comissão irá gerir a implementação do mecanismo REDD+, sigla em inglês para “Redução das emissões de gases de efeito estufa provenientes do desmatamento e da degradação florestal, conservação dos estoques de carbono florestal, manejo sustentável de florestas e aumento de estoques de carbono florestal”.

O instrumento criado pela ONU recompensa nações em desenvolvimento pela redução do desmatamento e das emissões por ele geradas.

Os objetivos da CONAREDD+ são coordenar, acompanhar, monitorar e revisar a Estratégia Nacional para REDD+, além de administrar a elaboração dos requisitos para o acesso ao pagamento por resultados. A retomada também fortalece o Fundo Amazônia, maior mecanismo de REDD+ do planeta, que recebeu R$ 3,4 bilhões em contribuições desde que foi retomado em janeiro.

Criado em 2008, o Fundo Amazônia ficou paralisado por quatro anos, por decisão do governo anterior, que extinguiu seu Comitê Orientador (COFA). Cerca de R$ 3,9 bilhões doados por Noruega e Alemanha ficaram sem uso neste período.

A ministra Marina Silva participou da abertura da reunião, na sede do MMA, e destacou mudanças na governança da CONAREDD+ para construir soluções a partir do diálogo, do respeito à diversidade, ao conhecimento tradicional e à ciência. 

O grupo agora terá 10 assentos para o governo federal, quatro para os Estados, dois para a sociedade civil, dois para povos indígenas e comunidades tradicionais, um para academia e um para o setor privado. O regulamento anterior, de 2019, determinava cinco representantes do governo federal, um dos estados e um da sociedade civil.

“Muitas políticas públicas só deram certo porque tiveram a participação da sociedade civil, porque têm o DNA da população brasileira”, afirmou a ministra. 

Iniciativas como a comissão, declarou Marina, ajudam a formular e implementar o previsto pela Constituição, cujo 35° aniversário coincidiu com a reunião:

“Essa Constituição é a base do que estamos fazendo aqui. A democracia representativa tem essa característica. Somos eleitos para representar, não para substituir a sociedade. E é por isso que se cria esses mecanismos organizados de participação da sociedade que nos ajudam na formulação e implementação.” 

Para João Paulo Capobianco, secretário executivo do MMA, a volta dos trabalhos é um passo para a valorização da política climática:

“É muito importante porque configura esse esforço de uma atuação proativa em relação à mudança climática e o fim do negacionismo, além da retomada da contribuição que o Brasil sempre deu, embora tenha interrompido durante um tempo, mas agora retoma com força”, disse.

Outros biomas

A CONAREDD terá como competência o “estabelecimento e o cumprimento de salvaguardas de REDD+” — o decreto anterior mencionava somente “consideração e respeito a salvaguardas”. Outro objetivo é ampliar o mecanismo da ONU para os outros biomas brasileiros.

A comissão quer também fortalecer a parceria e articulação entre governos federal e estaduais para o desenvolvimento de instrumentos financeiros alinhados ao compromisso do presidente Lula de zerar o desmatamento até 2030. Ao todo, a CONAREDD+ é guiada por 11 objetivos, 36 resultados esperados e 190 ações para alcançá-los.

A retomada aumenta ainda as garantias de proteção aos povos indígenas e comunidades tradicionais ao prever a definição de diretrizes claras para o desenvolvimento de projetos privados de REDD+ em Terras Indígenas, Unidades de Conservação e demais territórios de povos e comunidades tradicionais. 

“Temos novamente a possibilidade de fazer esse debate qualificado e levar para o governo brasileiro o que nós queremos, o desenvolvimento da Amazônia, pensando em como queremos vê-la daqui a 10 anos”, afirmou Toya Manchineri, coordenador de Território e Recursos Naturais das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (COICA), participante da comissão.

Assessoria de Comunicação do MMA
imprensa@mma.gov.br
(61) 2028-1227/1051

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    • 1. Institucional
      • 1.1. Estrutura Organizacional (organograma)
      • 1.2. Competências
      • 1.3. Base Jurídica da Estrutura Organizacional e das Competências
      • 1.4. ´Principais Cargos e Respectivos Ocupantes ("Quem é quem")
      • 1.5. Perfil Profissional
      • 1.6. Horário de Atendimento
      • 1.7. Atos Normativos
      • 1.8 Histórico Institucional
      • Regimento Interno
    • 2. Ações e Programas
      • 2.1. Programas, Projetos, Ações, Obras e Atividades
      • 2.2 Carta de Serviços
      • 2.3. Concessões de Recurso Financeiros ou Renúncias de Receitas
      • 2.4 Governança
      • 2.5 Unidades Responsáveis
      • Apoio a Projetos
    • 3. Participação Social
      • 3.1 Ouvidoria
      • 3.2 Audiências e Consultas Públicas
      • 3.3 Conselhos e Órgãos Colegiados
      • 3.4. Conferências
      • 3.5. Editais de Chamamento Público
      • 3.6. Outras Ações
    • 4. Auditorias
      • 4.1. Prestação de Contas
      • 4.2 Rol de Responsáveis
      • 4.3. Relatórios da CGU
      • 4.4. Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (PAINT)
      • 4.5. Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna (RAINT)
      • 4.6. Ações de Supervisão, Controle e Correição
      • Balanço Geral da União
      • Exercício 2024
    • 5. Convênio e Transferências
      • 5.1 Repasses e Transparências de Recursos Financeiros
    • 6. Receitas e Despesas
      • 6.1 Receita Pública
      • 6.2 Quadro de Execução de Despesas por Unidade Orçamentária
      • 6.3 Despesas com Diárias e Passagens
      • 6.4 Notas Fiscais Eletrônicas
    • 7. Licitações e Contratos
      • 7.1. Licitações
      • 7.2. Contratos e Outras Avenças
    • 8. Servidores (ou Empregados Públicos)
      • 8.1. Dados dos Servidores
      • 8.2. Aposentados e Pensionistas
      • 8.3 Concursos Públicos
      • 8.4. Relação Completa de Empregados Terceirizados
      • 8.5. Despesas com Ações de Desenvolvimento de Servidores
      • 8.6. Mesa Setorial de Negociação Permanente do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
      • Quantitativo de cargos e funções do MMA
      • Lista de Servidores do MMA
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    • 9. Informações Classificadas
    • 10. Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
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