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CONSERVAÇÃO AMBIENTAL

MMA debateu regulamentação do mercado de carbono florestal durante conferência em São Paulo

Evento abordou a Lei 15.042/2024 e destacou avanços na governança climática e nas ações de REDD+ no Brasil
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Publicado em 28/07/2025 11h39
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Medida estabelece as bases para a criação de um mercado regulado de carbono no país e viabiliza a conversão das emissões evitadas ou removidas em ativos financeiros negociáveis - Foto: Mariane Nardi/MMA

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) participou, nos dias 22 e 23 de julho, da 3ª edição da Conferência Brasileira Clima e Carbono, em São Paulo. Na oportunidade, representante da pasta participaram de discussões sobre o mercado de carbono florestal, justiça socioambiental e os desafios ambientais da década.

A regulamentação da Lei 15.042/2024, que institui o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE), também foi abordada. A medida estabelece as bases para a criação de um mercado regulado de carbono no país e viabiliza a conversão das emissões evitadas ou removidas em ativos financeiros negociáveis, o que atrai investimentos internacionais, fomenta a preservação ambiental e gera novas oportunidades de renda para os brasileiros.

Nesse sentido, o governo federal tem atuado na articulação entre setores emissores, entes federados, sociedade civil e organismos internacionais. A lei traz novas atribuições à Comissão Nacional para REDD+ (CONAREDD), colegiado presidido pelo MMA que determina regras para o pagamento por resultados na redução de emissões de gases causadores do efeito estufa.

“Isso inclui a criação de um cadastro nacional dos programas de REDD+, assim como mecanismos para a exclusão de áreas de imóveis para fins de apuração dos resultados. Esses instrumentos, somados a diretrizes claras e processos de monitoramento, serão fundamentais para oferecer a segurança jurídica esperada", detalhou o secretário nacional de Mudança do Clima do MMA, Aloisio Melo.

O MMA também participou do painel que tratou sobre os impactos que a consolidação de políticas e projetos climáticos têm nos territórios, o que exige estruturas de governança que garantam transparência, participação e respeito aos direitos de Povos Indígenas, Povos e Comunidades Tradicionais e Agricultores Familiares (PIPCTAFs). Por meio do grupo de trabalho técnico sobre salvaguardas, a CONAREDD+ atua para garantir que as ações de REDD+ não causem impactos negativos socioambientais e respeitem os direitos dos PIPCTAFs.

Em 2025, o grupo foi responsável por elaborar a resolução que traz diretrizes para a implementação de programas jurisdicionais de REDD+, projetos públicos e privados de crédito de carbono florestal em terras públicas e territórios coletivos.

“O evento foi um momento para reforçarmos o papel da CONAREDD+ nesse novo contexto que a lei traz. Especialmente para mostrar todos os avanços construídos na última década. Todo esse arcabouço permitiu que o Brasil captasse recursos por REDD+. Com isso, o governo federal proporcionou um ambiente seguro, em que o Brasil foi protagonista ao longo dos anos”, avaliou a diretora do Departamento de Políticas para Controle do Desmatamento e Incêndios, da Secretaria Extraordinária de Controle do Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial do MMA, Roberta Cantinho.

CONAREDD+ completa uma década

A Comissão Nacional para REDD+ é responsável por coordenar, acompanhar, monitorar e revisar a Estratégia Nacional para REDD+ do Brasil e por coordenar a elaboração dos requisitos para o acesso a pagamentos por resultados de políticas e ações de REDD+ no Brasil, reconhecidos pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC).

A partir da Lei 15.042/2024, a CONAREDD+ também assume um papel ainda mais relevante com relação às salvaguardas socioambientais, tendo em vista que será consultada sobre a temática pelo órgão gestor para o credenciamento de metodologias para o SBCE. Em 2025, o grupo presidido pelo MMA completa 10 anos.

Confira as principais ações já desenvolvidas:

  • publicação da Estratégia Nacional para REDD+, em 2016;
  • realização da interpretação das salvaguardas de Cancún para o contexto brasileiro, em 2017;
  • criação de três grupos de trabalho: mensuração, relato e verificação (MRV), salvaguardas e repartição de benefícios;
  • submissão de quatro Níveis de Referência de Emissões Florestais Nacional (FREL Nacional);
  • submissão de seis anexos técnicos com resultados de REDD+ entre 2006 e 2020 para Amazônia e Cerrado, gerando mais de 9 bilhões de tCO₂eq;
  • possibilitou que o país captasse quase 1,5 bilhão de dólares pelo Fundo Amazônia e 96 milhões de dólares pelo Fundo Verde para o Clima;
  • por meio de suas resoluções, garantiu a elegibilidade de nove entes subnacionais, que, considerando os limites de distribuição de captação, permitiu que o Acre e o Mato Grosso captassem mais de 100 milhões de dólares pelo programa REM.


Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA

imprensa@mma.gov.br 
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA

Meio Ambiente e Clima
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  • Acesso à Informação
    • 1. Institucional
      • 1.1. Estrutura Organizacional (organograma)
      • 1.2. Competências
      • 1.3. Base Jurídica da Estrutura Organizacional e das Competências
      • 1.4. ´Principais Cargos e Respectivos Ocupantes ("Quem é quem")
      • 1.5. Perfil Profissional
      • 1.6. Horário de Atendimento
      • 1.7. Atos Normativos
      • 1.8 Histórico Institucional
      • Regimento Interno
    • 2. Ações e Programas
      • 2.1. Programas, Projetos, Ações, Obras e Atividades
      • 2.2 Carta de Serviços
      • 2.3. Concessões de Recurso Financeiros ou Renúncias de Receitas
      • 2.4 Governança
      • 2.5 Unidades Responsáveis
      • Apoio a Projetos
    • 3. Participação Social
      • 3.1 Ouvidoria
      • 3.2 Audiências e Consultas Públicas
      • 3.3 Conselhos e Órgãos Colegiados
      • 3.4. Conferências
      • 3.5. Editais de Chamamento Público
      • 3.6. Outras Ações
    • 4. Auditorias
      • 4.1. Prestação de Contas
      • 4.2 Rol de Responsáveis
      • 4.3. Relatórios da CGU
      • 4.4. Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (PAINT)
      • 4.5. Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna (RAINT)
      • 4.6. Ações de Supervisão, Controle e Correição
      • Balanço Geral da União
      • Exercício 2024
    • 5. Convênio e Transferências
      • 5.1 Repasses e Transparências de Recursos Financeiros
    • 6. Receitas e Despesas
      • 6.1 Receita Pública
      • 6.2 Quadro de Execução de Despesas por Unidade Orçamentária
      • 6.3 Despesas com Diárias e Passagens
      • 6.4 Notas Fiscais Eletrônicas
    • 7. Licitações e Contratos
      • 7.1. Licitações
      • 7.2. Contratos e Outras Avenças
    • 8. Servidores (ou Empregados Públicos)
      • 8.1. Dados dos Servidores
      • 8.2. Aposentados e Pensionistas
      • 8.3 Concursos Públicos
      • 8.4. Relação Completa de Empregados Terceirizados
      • 8.5. Despesas com Ações de Desenvolvimento de Servidores
      • 8.6. Mesa Setorial de Negociação Permanente do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
      • Quantitativo de cargos e funções do MMA
      • Lista de Servidores do MMA
      • Acompanhamento do Programa de Gestão e Desempenho no MMA
    • 9. Informações Classificadas
    • 10. Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
      • 10.1. Autoridade de monitoramento
      • 10.2. Painel LAI
      • 10.3. Fluxogramas
      • 10.4. Relatório Anual da Autoridade de Monitoramento
      • 10.5. Relatórios Estatísticos
    • 11. Perguntas Frequentes
      • Gabinete da Ministra
      • Consultoria Jurídica
      • Biodiversidade e Áreas Protegidas
      • Combate ao Desmatamento
      • Oceano
      • Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama)
      • Qualidade Ambiental e Meio Ambiente Urbano
      • Mudança do Clima
    • 12. Dados Abertos
      • 12.1. Planos de Dados Abertos (PDA) Vigente e Anteriores, Bem como Comunicados de Eventuais Alterações em seus Conteúdos
      • 12.2 Disponibilização das Bases de Dados Programadas para Abertura no PDA do Órgão
      • 12.3. Relatório Anual de Execução do PDA
    • 13. Sanções Administrativas
    • 14. Ferramentas e Aspectos Tecnológicos dos Sites Institucionais
      • 14.1. Ferramenta de Pesquisa
      • 14.2 Transparência Proativa
      • 14.3 Tecnologia da Informação
    • Histórico de Agenda
      • Histórico Agenda do Ministro do Meio Ambiente
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      • Histórico Secretaria Executiva
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