Notícias
COP30
MMA apresenta diretrizes para descarbonizar o transporte urbano de carga
Secretário Adalberto Maluf acompanhou o lançamento - Maurício Guerra/MMA
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) apresentou no último sábado (15/11), na COP30, em Belém (PA), as “Diretrizes nacionais para descarbonizar o transporte urbano de carga”, um setor vital para o funcionamento das cidades e que ainda contribui significativamente para a poluição do ar e as emissões de gases de efeito estufa (GEE).
As diretrizes indicam que a redução das emissões deve ser feita por meio de múltiplas ações coordenadas, que incluem adoção de veículos limpos, aumento da eficiência logística e planejamento do uso do solo com múltiplas centralidades.
O secretário nacional de Meio Ambiente Urbano, Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do MMA, Adalberto Maluf, apontou que as orientações buscam reverter um cenário onde a falta de coordenação gerava iniciativas descentralizadas e de baixo impacto. “Temos um compromisso com a descarbonização. As diretrizes oferecem uma visão holística e conectam esforços de diferentes áreas na política pública”, disse.
O trabalho apresentado é uma resposta direta do governo federal para um setor que consome 72% do óleo diesel e é responsável por 52,6% das emissões do setor de energia no país. As diretrizes são cruciais para que o Brasil atinja a neutralidade de carbono até 2050 e cumpra a meta de redução de 53% das emissões até 2030, o que está previsto na Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC, na sigla em inglês) do país.
O Brasil possui uma posição privilegiada para a descarbonização e a adoção de veículos elétricos, pois tem uma das matrizes elétricas mais limpas e renováveis do mundo, com 88% de participação de fontes renováveis, segundo dados do Balanço Energético Nacional (BEN).
O lançamento consolidou o resultado do projeto homônimo Diretrizes nacionais para descarbonizar o transporte urbano de carga, realizado pelo MMA e implementado pelo WRI Brasil, com financiamento da Drive Electric Campaign. O projeto envolveu diversas partes interessadas do setor, como fabricantes, governos e empresas de logística.
Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
imprensa@mma.gov.br
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA