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COP30

Em Londres, Marina Silva amplia mobilização para mutirão contra mudança do clima, missão central da COP30

Durante Semana de Ação Climática na capital inglesa, ministra defendeu pautas centrais para a conferência e pediu a países europeus compromisso com meta de 1,5ºC
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Publicado em 01/07/2025 10h14 Atualizado em 01/07/2025 10h18
Ministra_Londres.jpg

Marina Silva em agenda na Semana de Ação Climática de Londres - Foto: Fernando Donasci/MMA

Na Semana de Ação Climática de Londres, que ocorreu na capital inglesa de 21 a 29 de junho, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, realizou uma série de encontros para mobilizar países, sociedade civil e setor financeiro a somarem esforços ao mutirão contra a mudança do clima proposto pela COP30, a Conferência do Clima da ONU de Belém (PA).

Pautas prioritárias para a COP30 orientaram a atuação da ministra no evento, um dos principais foros de discussão sobre o combate à crise climática do mundo. Ela participou dos primeiros Diálogos Regional e Autogestionado do Balanço Ético Global (BEG), um dos temas-chave da conferência de Belém, e de reuniões de alto nível sobre financiamento florestal que consolidaram o apoio de países, setor privado, lideranças indígenas, organizações da sociedade civil e instituições multilaterais ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (conhecido como TFFF), mecanismo inovador que busca proporcionar às nações com florestas tropicais pagamentos em larga escala, previsíveis e baseados em desempenho, com o objetivo de manter e ampliar a cobertura florestal.

Também acompanhou discussões sobre financiamento climático de modo mais amplo, assunto que debateu em encontro com o economista britânico Nicholas Stern, professor da London School of Economics e autor do relatório “Stern Review: a Economia da Mudança do Clima”.

Além disso, em encontros com o Rei Charles III, Príncipe William e ministros do Meio Ambiente de países europeus, Marina solicitou compromisso com a meta do Acordo de Paris de limitar o aquecimento global a 1,5ºC em relação aos níveis pré-industriais. Para isso, defendeu que a COP30 tenha como foco a implementação dos acordos climáticos firmados nos últimos anos.

“Em Londres, pedimos aos países europeus que façam sua parte no enfrentamento global à mudança do clima. Ressaltamos a importância de apresentarem compromissos de redução de emissões para 2035 alinhados à meta de 1,5ºC e de agirem para que a COP30 seja a COP da aceleração da implementação. Não há outro caminho a não ser implementar o que o regime climático acordou na última década, desde a assinatura do Acordo de Paris, e as nações da Europa têm papel fundamental nesse processo”, afirmou a ministra.

Encontros

Junto à ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, ao presidente da COP30, André Corrêa do Lago, e ao embaixador do Brasil no Reino Unido, Antonio Patriota, Marina esteve com o Príncipe William na mesa redonda de alto nível “Guardiões da Natureza: A Caminho da COP30 e Além”, que reuniu lideranças internacionais e representantes de povos e comunidades tradicionais e populações indígenas. Na conversa entre a ministra e o Rei Charles III, ele elogiou os bons resultados do Brasil no combate ao desmatamento e a atuação do presidente Lula na preparação para a COP30 (leia mais aqui).

Ao longo da semana, Marina teve reuniões bilaterais com os secretários de Estado do Reino Unido para Segurança Energética e Neutralidade Climática, Ed Miliband, e para Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais, Steve Reed, e com o ministro de Clima e Meio Ambiente da Noruega, Andreas Eriksen.

Em agendas como a Cúpula de Investimentos Climáticos Globais e o evento promovido pela Iniciativa de Mercados Sustentáveis (SMI, na sigla em inglês) e pelo Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do governo do Reino Unido, a ministra integrou debates sobre financiamento climático, uma das pautas mais importantes para as negociações que ocorrerão em Belém em novembro sob a presidência brasileira.

Balanço Ético Global

Conduzido pelo presidente Lula e pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, o Balanço Ético Global é um dos quatro círculos de liderança da COP30 e discute o imperativo ético do enfrentamento à mudança do clima e da implementação dos acordos firmados na última década.

Em Londres, ocorreram dois momentos cruciais para o BEG: o primeiro dos seis Diálogos Regionais que comporão a iniciativa, representando a Europa, e o primeiro Diálogo Autogestionado. A ideia é que, ao se replicarem pelo mundo, esses encontros organizados pela sociedade civil criem uma onda de estímulo à ação climática que se somará à mobilização incentivada pelo processo oficial.

O BEG culminará em seis relatórios regionais e um relatório-síntese a ser entregue a chefes de Estado e negociadores durante a Pré-COP, em outubro. O objetivo é que as discussões levantadas durante os encontros se reflitam no processo de negociação da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês).

Fundo Florestas Tropicais para Sempre

Por meio de uma série de painéis de alto nível, reuniões bilaterais e anúncios colaborativos ao longo da Semana de Ação Climática de Londres, o TFFF fortaleceu suas parcerias globais, destacou o papel que pode desempenhar na mobilização de financiamento de longo prazo e reafirmou sua função de articulação entre os setores público e privado em prol do clima e da biodiversidade (leia mais aqui).

Países que podem ser apoiadores do TFFF – como Reino Unido, Noruega e Emirados Árabes Unidos – e nações detentores de florestas tropicais potencialmente elegíveis para receber pagamentos por área conservada – como Colômbia, Peru, República Democrática do Congo, Indonésia e Gana – expressaram publicamente interesse e apoio à iniciativa.

O TFFF também recebeu apoio do setor privado – incluindo Pimco, Bank of America e Barclays –, organizações da sociedade civil e instituições multilaterais, como o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).  Além disso, lideranças indígenas conheceram a inclusão dos povos indígenas no desenho do funcionamento do mecanismo.

Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
imprensa@mma.gov.br
(61) 2028-1227/1051
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Meio Ambiente e Clima
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    • 1. Institucional
      • 1.1. Estrutura Organizacional (organograma)
      • 1.2. Competências
      • 1.3. Base Jurídica da Estrutura Organizacional e das Competências
      • 1.4. ´Principais Cargos e Respectivos Ocupantes ("Quem é quem")
      • 1.5. Perfil Profissional
      • 1.6. Horário de Atendimento
      • 1.7. Atos Normativos
      • 1.8 Histórico Institucional
      • Regimento Interno
    • 2. Ações e Programas
      • 2.1. Programas, Projetos, Ações, Obras e Atividades
      • 2.2 Carta de Serviços
      • 2.3. Concessões de Recurso Financeiros ou Renúncias de Receitas
      • 2.4 Governança
      • 2.5 Unidades Responsáveis
      • Apoio a Projetos
    • 3. Participação Social
      • 3.1 Ouvidoria
      • 3.2 Audiências e Consultas Públicas
      • 3.3 Conselhos e Órgãos Colegiados
      • 3.4. Conferências
      • 3.5. Editais de Chamamento Público
      • 3.6. Outras Ações
    • 4. Auditorias
      • 4.1. Prestação de Contas
      • 4.2 Rol de Responsáveis
      • 4.3. Relatórios da CGU
      • 4.4. Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (PAINT)
      • 4.5. Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna (RAINT)
      • 4.6. Ações de Supervisão, Controle e Correição
      • Balanço Geral da União
      • Exercício 2024
    • 5. Convênio e Transferências
      • 5.1 Repasses e Transparências de Recursos Financeiros
    • 6. Receitas e Despesas
      • 6.1 Receita Pública
      • 6.2 Quadro de Execução de Despesas por Unidade Orçamentária
      • 6.3 Despesas com Diárias e Passagens
      • 6.4 Notas Fiscais Eletrônicas
    • 7. Licitações e Contratos
      • 7.1. Licitações
      • 7.2. Contratos e Outras Avenças
    • 8. Servidores (ou Empregados Públicos)
      • 8.1. Dados dos Servidores
      • 8.2. Aposentados e Pensionistas
      • 8.3 Concursos Públicos
      • 8.4. Relação Completa de Empregados Terceirizados
      • 8.5. Despesas com Ações de Desenvolvimento de Servidores
      • 8.6. Mesa Setorial de Negociação Permanente do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
      • Quantitativo de cargos e funções do MMA
      • Lista de Servidores do MMA
      • Acompanhamento do Programa de Gestão e Desempenho no MMA
    • 9. Informações Classificadas
    • 10. Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
      • 10.1. Autoridade de monitoramento
      • 10.2. Painel LAI
      • 10.3. Fluxogramas
      • 10.4. Relatório Anual da Autoridade de Monitoramento
      • 10.5. Relatórios Estatísticos
    • 11. Perguntas Frequentes
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    • 12. Dados Abertos
      • 12.1. Planos de Dados Abertos (PDA) Vigente e Anteriores, Bem como Comunicados de Eventuais Alterações em seus Conteúdos
      • 12.2 Disponibilização das Bases de Dados Programadas para Abertura no PDA do Órgão
      • 12.3. Relatório Anual de Execução do PDA
    • 13. Sanções Administrativas
    • 14. Ferramentas e Aspectos Tecnológicos dos Sites Institucionais
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