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Notícias

PRÉ-COP30

Discurso da ministra Marina Silva na abertura da plenária “Implementando o Balanço Global: Transições Energéticas” na Pré-COP

Reunião preparatória para a COP30 acontece até 14 de outubro de 2025, em Brasília (DF)
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Publicado em 14/10/2025 09h55 Atualizado em 14/10/2025 10h22

Bom dia a todas e a todos. 

Gostaria de saudar: 

Embaixador André Corrêa do Lago, Presidente Designado da COP30; 

Embaixador Maurício Lyrio, Secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores; 

Ana Toni, Diretora-Executiva da COP30; 

E todos os ministros, vice-ministros, embaixadores, colegas e parceiros aqui presentes. 

Começamos este segundo dia da Pré-COP com uma discussão fundamental: como implementar o parágrafo 28 do Balanço Global (GST).

Nesse sentido, o debate passa necessariamente por reflexões sobre como promover, de maneira justa e planejada, uma transição energética para longe dos combustíveis fósseis, envolvendo todos os países — produtores e consumidores.

Implementar essa transição requer resposta a uma pergunta central:

“Como o mundo pode caminhar para sair da dependência do uso de combustíveis fósseis, como disse o Presidente Lula em seu discurso na Cúpula de Chefes de Estado e Governo na COP28, em Dubai?”

Embora essa questão não seja nova, a resposta requer ações sem precedentes.

Precisamos de esforços que considerem capacidades distintas, tempos de transição diferentes e as diversas realidades de pessoas e países.

Três perguntas podem nos guiar:

  1. Qual é o nosso ponto de partida?
  2. Qual é o nosso ponto de chegada?
  3. E o que precisamos fazer para chegar nesse destino?

Podemos dizer que o ponto de partida já existe. 

Nos Emirados Árabes, durante a COP28, o mundo adotou, pela primeira vez, uma decisão que trata explicitamente da transição para o abandono dos combustíveis fósseis nos sistemas energéticos, de forma justa, ordenada e equitativa, com o objetivo de acelerar ações até 2050.

Esse avanço é histórico. Até a COP28, decisões anteriores evitavam mencionar direta e claramente essa necessidade.

Além disso, a decisão representa um chamado para eliminar progressivamente os subsídios ineficientes aos combustíveis fósseis. Hoje, esses subsídios variam de 1,5 a 7 trilhões de dólares, a depender da metodologia.

Em contraste, os subsídios e investimentos em energias renováveis são muito menores: cerca de 170 bilhões de dólares nos países do G20, ou 500 bilhões se incluirmos o investimento privado.

Se temos clareza sobre o ponto de partida, também sabemos onde queremos chegar. 

O compromisso central da COP28 é limitar o aquecimento global a 1,5°C. 

E o parágrafo 28 do Balanço Global define as “paradas intermediárias” desse percurso:

  1. Nos afastar, de forma justa e planejada, para longe dos combustíveis fósseis;
  2. Triplicar a energia renovável e dobrar a eficiência energética até 2030;
  3. Reduzir emissões de outros gases além do CO₂, como o metano;
  4. Remover CO₂ da atmosfera, sobretudo com soluções baseadas na natureza.

O consenso dos Emirados Árabes Unidos já nos propiciou tanto o ponto de chegada quanto o de partida.

Nosso maior desafio é o de fazer com que essa desafiadora jornada possa ser realizada, de forma justa e planejada para todos, ancorada em políticas públicas, financiamento, cooperação internacional e muita solidariedade.

A crise climática nos impele a mudar antes de sermos abruptamente mudados pela realidade da emergência climática, que já está drasticamente nos afetando.

Uma das respostas pode estar nas adicionalidades — iniciativas que vão além do que já está em negociação, agregando ambição e inovação. 

Permitam-me um paralelo com o desmatamento. 

Em 2023, o Brasil assumiu o compromisso de zerar o desmatamento até 2030. Isso só se tornou possível porque, em 2003, decidimos construir  um plano consistente e integrado, que gerou um acúmulo de políticas públicas voltadas para o enfrentamento do grave problema do desmatamento.

Não seria essa uma experiência a ser considerada com vistas à implementação do GST? 

Onde cada país,  orientados por critérios globalmente consensuados, a exemplo das NDC, e de acordo com suas particularidades, circunstâncias e capacidades nacionais, planejariam seus mapas do caminho para longe dos combustíveis fósseis e do desmatamento? 

Que a COP30 possa nos ajudar a trilhar nessa direção.  

É um objetivo ambicioso, mas à altura do desafio de transformar nossos modelos de desenvolvimento antes que sejamos mudados pelas circunstâncias que já estão nos afetando, como disse anteriormente. 

Senhoras e senhores,

Após os seis Diálogos Regionais do Balanço Ético Global, um dos Círculos de Mobilização  da Presidência da COP30, essa mensagem foi clara, recorrente e enfática: é fundamental priorizar, tanto os sintomas, quanta as causas da mudança do clima.

Que Belém, dez anos após o Acordo de Paris, seja um novo marco referencial para evitarmos, de uma só vez, dois pontos de não retorno: o causado pela mudança do clima;  e o ponto de não retorno do próprio multilateralismo climático.     

Muito obrigada.

Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
imprensa@mma.gov.br
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA

Meio Ambiente e Clima
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    • 1. Institucional
      • 1.1. Estrutura Organizacional (organograma)
      • 1.2. Competências
      • 1.3. Base Jurídica da Estrutura Organizacional e das Competências
      • 1.4. ´Principais Cargos e Respectivos Ocupantes ("Quem é quem")
      • 1.5. Perfil Profissional
      • 1.6. Horário de Atendimento
      • 1.7. Atos Normativos
      • 1.8 Histórico Institucional
      • Regimento Interno
    • 2. Ações e Programas
      • 2.1. Programas, Projetos, Ações, Obras e Atividades
      • 2.2 Carta de Serviços
      • 2.3. Concessões de Recurso Financeiros ou Renúncias de Receitas
      • 2.4 Governança
      • 2.5 Unidades Responsáveis
      • Apoio a Projetos
    • 3. Participação Social
      • 3.1 Ouvidoria
      • 3.2 Audiências e Consultas Públicas
      • 3.3 Conselhos e Órgãos Colegiados
      • 3.4. Conferências
      • 3.5. Editais de Chamamento Público
      • 3.6. Outras Ações
    • 4. Auditorias
      • 4.1. Prestação de Contas
      • 4.2 Rol de Responsáveis
      • 4.3. Relatórios da CGU
      • 4.4. Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (PAINT)
      • 4.5. Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna (RAINT)
      • 4.6. Ações de Supervisão, Controle e Correição
      • Balanço Geral da União
      • Exercício 2024
    • 5. Convênio e Transferências
      • 5.1 Repasses e Transparências de Recursos Financeiros
    • 6. Receitas e Despesas
      • 6.1 Receita Pública
      • 6.2 Quadro de Execução de Despesas por Unidade Orçamentária
      • 6.3 Despesas com Diárias e Passagens
      • 6.4 Notas Fiscais Eletrônicas
    • 7. Licitações e Contratos
      • 7.1. Licitações
      • 7.2. Contratos e Outras Avenças
    • 8. Servidores (ou Empregados Públicos)
      • 8.1. Dados dos Servidores
      • 8.2. Aposentados e Pensionistas
      • 8.3 Concursos Públicos
      • 8.4. Relação Completa de Empregados Terceirizados
      • 8.5. Despesas com Ações de Desenvolvimento de Servidores
      • 8.6. Mesa Setorial de Negociação Permanente do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
      • Quantitativo de cargos e funções do MMA
      • Lista de Servidores do MMA
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    • 9. Informações Classificadas
    • 10. Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
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